Cidadão

Comissão permanente visa dar preferência aos idosos

Equipe será formada por representantes de todas as secretarias e vai trabalhar pela implementação do atendimento preferencial à pessoa idosa no município


Uma comissão permanente, formada por membros de todas as secretarias municipais de Londrina, vai trabalhar pela implementação do atendimento preferencial às pessoas idosas nos serviços públicos municipais. A formação da comissão foi decidida ontem (dia 4), pela manhã, em reunião realizada pela Secretaria do Idoso com todos os secretários municipais. “Precisávamos de uma comissão que tivesse essa preocupação, pois o atendimento preferencial às pessoas mais velhas é garantido por lei, por meio do Estatuto do Idoso”, declarou a assistente social da Secretaria do Idoso, Sandra Bianconi.
Durante a reunião realizado no Auditório Sercomtel, no bairro Cervejaria, a Secretaria do Idoso apresentou o quadro de idosos em Londrina, as perspectivas de aumento desta população e comparou com o quadro nacional. Segundo Sandra Bianconi, 10% da população brasileira é composta por pessoas com mais de 60 anos. No entanto, a população de Londrina chega a quase 12%, pois temos cerca de 60 mil idosos no município. “A reunião foi convocada a partir da seguinte questão: Como é que vamos nos preparar para atender esse número crescente de idosos?”, comentou.
Conforme a assistente social, a partir das questões levantadas por cada secretaria, sugeriu-se a instalação de uma comissão que vai pensar em ações para que o atendimento preferencial a idosos seja respeitado dentro dos serviços públicos municipais. “A comissão não tem caráter fiscalizatório. Ela vai organizar e preparar estratégias para que o idoso tenha seus direitos respeitados. Desde o direito a vagas no estacionamento, até a preferência na Praça de Atendimento da Prefeitura”, explicou Bianconi.
Cada secretaria apresentou três questões básicas: como o idoso é atendido na secretaria; quais as dificuldades para o atendimento à pessoa idosa; e quais as propostas previstas para o atendimento prioritário e adequado para o idoso que podem ser implementadas até o mês de abril. De acordo com Sandra, em cerca de 10 dias, a comissão permanente estará formada. “Agora, o prefeito vai nomear a equipe com servidores representantes de todas as secretarias, que vão estar sempre pensando na adequação dos serviços municipais para o atendimento preferencial a esse grupo”, concluiu
(Londrina, 5 de março de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos