Saúde inicia planejamento do Mês da Saúde Bucal
Atividades de conscientização devem ser realizadas em outubro, quando é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal

O Grupo Técnico da Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde se reúne nesta quinta-feira (9), às 8h30, com representantes de entidades de classe da odontologia e instituições de ensino, para planejar ações durante o Mês da Saúde Bucal. Em 25 de outubro, é comemorado oficialmente o Dia Nacional da Saúde Bucal, e o Município planeja oferecer uma série de atividades voltadas à conscientização de toda a população.
De acordo com a coordenadora de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Suely Massaoka, o evento está sendo construído para envolver todas as entidades, associações, instituições e órgãos públicos ligados à Odontologia que atuem na cidade. “Já nos reunimos com vários representantes, que confirmaram seu apoio e participação, e nesse encontro de amanhã vamos sentar juntos para começar a delinear como será esse trabalho”, explicou.
A reunião será realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Laudíseo Brinholli. O endereço é Avenida Duque de Caxias 3.870, esquina com a Rua Benjamin Constant. Devem comparecer, além dos integrantes do GT de Saúde Bucal, representantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Unopar, Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA), Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR), Instituto Federal de Educação, Associação Odontológica do Norte do Paraná, Sanepar, e Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD) Paraná.
Suely adiantou que o principal objetivo da realização da campanha é mostrar para a população a importância da saúde bucal para a saúde como um todo. “Queremos somar forças com as áreas acadêmicas, profissionais e órgãos que os representam, para construir essa agenda contendo várias ações em prol da odontologia. Com isso, a nossa expectativa é que essa união consiga atender as necessidades da população, envolvendo as unidades de saúde. Também pretendemos contribuir para que a formação dos novos profissionais permeie os serviços públicos, com valorização do trabalho em conjunto”, frisou.
Atualmente, a rede municipal de Saúde presta serviços de odontologia nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), pelo PSF – Programa de Saúde da Família Bucal, que abrange todos os ciclos de vida, com pacientes de todas as faixas etárias. “E temos também os dentistas para atendimento da população infanto-juvenil, que vai de zero a 21 anos, mais as gestantes. Contamos com os CEOs, sendo um do Município e outro da UEL, onde são encaminhados os pacientes que necessitem de serviços especializados”, explicou a coordenadora.
No CEO Laudíseo Brinholli, são oferecidos atendimentos com especialistas em endodontia (canal), periodontia (gengiva), cirurgias, próteses, e para pacientes com necessidades especiais. “O encaminhamento aos CEOs é feito exclusivamente por meio das UBSs. E contamos ainda com o atendimento terceirizado, oferecido no Hospital da Zona Sul”, concluiu Suely.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, Suely Massaoka, no 3372-9825.