Cidadão
Vigilância autua três postos por vender medicamentos
No total, órgão apreendeu nos estabelecimentos cerca de 100 caixas de remédios; fiscalização continua até o final do mês em mais 30 postos de combustíveis
A Secretaria de Saúde de Londrina, por meio da Vigilância Sanitária, autuou, nessa semana, três postos de combustíveis na cidade que estavam vendendo medicamentos. A partir de denúncias recebidas, a vigilância investigou seis postos desde o início do mês, e acabou constatando a irregularidade em três deles. Ao todo, o órgão apreendeu cerca de 100 caixas de remédios, que incluíam principalmente antiácidos, anti-térmicos e anti-inflamatórios.
De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Rogério Lampe, além de não ter autorização para comercializar este tipo de produto, o material apreendido nos estabelecimentos estava armazenado de maneira inadequada, o que pode ter feito com que tenha sido danificado. “Encontramos os medicamentos em condições de armazenagem totalmente impróprias, no meio de outros produtos. Por isso, ao final da fiscalização, todos estes produtos serão incinerados, porque eles podem ter perdido suas propriedades, exatamente por causa do armazenamento inadequado”, afirmou Lampe.
Segundo o diretor, os proprietários dos estabelecimentos, além de ter os medicamentos apreendidos, foram autuados e terão de pagar multa de R$ 5 mil. O prazo para recorrer da punição é de 15 dias. A fiscalização continua até o final do mês nos postos de combustíveis. “Devido à confirmação das denúncias em três postos, vamos estender a fiscalização até o final de abril. Pretendemos fiscalizar 30 estabelecimentos neste período”, informou.
Rogério Lampe orientou os consumidores para que comprem remédios somente em farmácias e drogarias. “Medicamento pode ser vendido somente em farmácias e drogarias, inclusive, este tipo de estabelecimento deve ter profissional, com curso superior em Farmácia, responsável pela comercialização. Em qualquer outro estabelecimento comercial, sejam postos de combustível, bares, supermercados ou lojas, é proibido por lei a venda de medicamentos. Por isso, é importante que as pessoas comprem apenas nos lugares certos”, comentou.
Ele deu a dica ainda para que as pessoas que constatarem este tipo de irregularidade, não apenas em postos de combustíveis, mas em qualquer outro lugar, liguem na Vigilância Sanitária, no telefone (43) 3376-1983 e façam a denúncia. “Comprando nestes lugares o cliente não tem garantia alguma da eficácia do produto. Há falta de conhecimento da pessoa que está vendendo e o cliente, ao invés de comprar um remédio, pode estar comprando um veneno.”
(Londrina, 9 de abril de 2009)