Prefeito Marcelo Belinati reinaugura a UBS do Conjunto Carnascialli
Unidade, que atende mais de 10 mil moradores da região norte, passou por diversas melhorias estruturais e foi entregue nesta sexta-feira (17)

A comunidade do Conjunto Carnascialli e bairros próximos agora contam com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) totalmente renovada. A obra foi entregue pelo prefeito Marcelo Belinati, e pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, na manhã desta sexta-feira (17), após um período de execução de reformas estruturais. Esta é a sétima Unidade entregue pela atual administração, dentro do programa de reestruturação da Saúde do Município. A UBS Carnascialli fica localizada na Rua da Esperança, 98.

Durante a solenidade de reabertura, o prefeito lembrou que o Carnascialli foi o primeiro conjunto habitacional construído na região norte da cidade, e afirmou que é uma grande alegria poder entregar, para essa comunidade, uma unidade completamente renovada. Marcelo citou também todas as ações que a Prefeitura tem executado em prol da melhoria da saúde pública no município. “Já entregamos outras seis Unidades Básicas de Saúde, estamos reformando oito, que devem ser entregues pelos próximos dias, e há licitação para reformar mais 20 UBSs. Falta pouco também para o início da reconstrução do PAI e, em breve, deve começar a obra da ampliação da Maternidade. A nova sede do SAMU, que está em processo de licitação, será construída. Quando assumi a Prefeitura, tínhamos apenas três ambulâncias no SAMU, e hoje são quinze”, elencou.
As demais unidades que já passaram por melhorias na atual administração, envolvendo reforma ou ampliação, são as UBSs Pind, Panissa, Patrimônio Selva, Jardim do Sol, Alvorada e Vila Casoni.

Marcelo prosseguiu informando que, desde o início da sua administração, cerca de 40 médicos foram contratados e, atualmente, são escalados 27 profissionais por período nas unidades intermediárias de Pronto Atendimento. “Cinco mil cirurgias de cataratas foram feitas, e zeramos a fila de mulheres aguardando consulta com mastologista. Isso tudo, e muito mais, tem sido feito no nosso programa de reestruturação da saúde pública. É um processo gradativo, que já produziu resultados impressionantes, e que envolve muita coisa acontecendo ao mesmo tempo”, frisou.
Para os próximos meses, o prefeito adiantou as principais medidas que pretende implementar na rede municipal de Saúde. “Vamos oferecer, em cada região da cidade, um médico para atendimento da livre demanda, que ficarão alocados em UBSs. Implantar um centro de atendimento da mulher e da criança, com especialistas em pediatria e ginecologia, na região central, de fácil acesso. Adquirir mais de mil computadores para toda a rede municipal, permitindo a implantação dos prontuários eletrônicos, que serão disponibilizados para todas as unidades poderem visualizar o histórico do paciente”, antecipou.
Marcelo concluiu citando que os avanços desenvolvidos vão além da Saúde, e envolvem a recuperação de toda a estrutura da cidade, com construção de casas populares, pavimentação asfáltica em todas as regiões, atração de indústrias e empresas para promover a geração de empregos, construção de novas unidades escolares e centros de educação infantil, entre outros. “Londrina ficou por muito tempo sem receber os cuidados que precisava. Agora, estamos recuperando esse tempo perdido, fazendo a reconstrução da cidade. Agradeço a todos que têm trabalhado em conjunto conosco, como os vereadores, deputados federais e estaduais, entre outros. Temos o mesmo objetivo, que é melhorar a nossa cidade, e essa união é essencial para alcançarmos esse feito”, finalizou.
Com uma área construída de 357,36 metros quadrados, a UBS Carnascialli foi inaugurada em 1978. Dentre os serviços executados na obra, estão melhorias nos pisos interno e externo, calçada e acesso. Foi feita a adaptação de sanitários para pessoas com necessidades especiais (PNE), garantindo sua acessibilidade. Houve também a recuperação dos ambientes, com pintura de paredes, revisão e recuperação das esquadrias metálicas, substituição de vidros, melhoria nas instalações hidráulicas, adequação dos rufos, calhas e telhado, bem como da comunicação visual e recuperação do abrigo de resíduos.

O secretário municipal de Saúde aproveitou a oportunidade para parabenizar toda a equipe da UBS Carnascialli e demais servidores envolvidos na recuperação da unidade. “Foram 23 anos aguardando um momento como esse, já que a última reforma dessa unidade ocorreu em 1996. Levou todo esse tempo para o Município fazer o básico, a sua obrigação. E, além de entregar a unidade totalmente reformada, fizemos também a troca do mobiliário, com móveis sob medida, novos computadores e outros equipamentos, para permitir que a equipe possa acolher e atender, com conforto e qualidade, toda a população. Isso prova que a Saúde é uma prioridade da administração do prefeito Marcelo Belinati, compromisso que assumimos no início do seu mandato e está sendo cumprido”, frisou.
Enquanto a unidade passava pelas melhorias, os atendimentos foram transferidos para a UBS do Conjunto Milton Gavetti. A coordenadora do Carnascialli, Susana Okuyama Romão, agradeceu a boa acolhida dos colegas durante o período. “Hoje é um dia muito especial para nós. Essa obra é fruto de muitas batalhas, estamos muito felizes com a reforma porque nossa unidade estava em uma situação muito precária. Agradecemos a compreensão da nossa comunidade, e hoje vemos que a espera valeu a pena”, disse.
A obra de reforma da UBS Carnascialli foi executada pela Construpais Construtora LTDA, vencedora do processo licitatório. O valor investido para a realização dos trabalhos foi de R$163.720,05, com recursos do governo do Estado somados à contrapartida do Município. Além do Conjunto Carnascialli, integram a área de abrangência da UBS moradores dos Jardins dos Alpes 1, 2 e 3, dos Andes, Liberdade, Portal de Bianca, Parque Ouro Verde, Parques Residenciais Presidente Vargas e Vila Antonio Benzoni Vicentini.

Outras melhorias – E, juntamente com a reforma da UBS, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) fizeram a revitalização da praça onde está situada a UBS Carnascialli, com reforço da sinalização horizontal e vertical, reserva de vagas de estacionamento para idosos e pessoas com necessidades especiais (PNE), rampas de acesso em todas as vias, instalação de lixeiras, mesas e bancos, com pintura e melhoria das estruturas já existentes, plantio de flores, poda das árvores, e recuperação da Academia ao Ar Livre.
A Sercomtel Iluminação efetuou a troca das luminárias por lâmpadas de LED, mais econômicas e eficazes, garantindo a visibilidade no período noturno e mais segurança aos frequentadores e usuários do local. Os trabalhos foram elogiados pelo presidente da Associação de Moradores, Eduardo Francischini, que agradeceu em nome da comunidade. “As fotos mostram como era situação difícil da nossa UBS. E, a partir de agora, sabemos que vamos ter um tratamento de qualidade, com tudo renovado, para nossa maior comodidade. Agradeço a equipe da CMTU e SEMA, com a revitalização da praça, e a Sercomtel Iluminação, que deixou a área completamente iluminada. É preciso reconhecer o quanto a Prefeitura está trabalhando pela nossa cidade, dando um passo de cada vez, e o resultado está aí para todos verem”, citou.
Dentre as autoridades que compareceram na solenidade de entrega da UBS Carnascialli, estavam o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; o presidente da CMTU, Marcelo Cortez; o presidente da COHAB-LD, Luiz Cândido de Oliveira; o deputado federal Diego Garcia; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Rosilene Machado; os vereadores Ailton Nantes, Jairo Tamura, Guilherme Belinati e João Martins; entre outros.