Sala do Empreendedor tem capacitações gratuitas na Semana do MEI
Programação vai até 24 de maio com oficinas, palestras e consultorias para auxiliar o Microempreendedor Individual

Começaram nesta segunda-feira (20) as atividades da Semana do MEI 2019, que conta com programação presencial e digital repleta de ações dedicadas a orientar, capacitar e dar suporte ao público Microempreendedor Individual (MEI). A iniciativa do Sebrae é realizada em todo o Brasil e, na atual edição, chega a 84 cidades do Paraná. Em Londrina, a Sala do Empreendedor da Prefeitura está ofertando oficinas, consultorias e palestras gratuitas, em parceria com o Sebrae/PR, até o dia 24 de maio.
Nesse período de cinco dias a Sala intensifica e amplia os atendimentos de rotina e dá auxílio especializado aos MEIs, para que eles tenham condições de aprimorar a gestão de seus negócios e finanças. A programação geral da Semana, incluindo as ações de Londrina, pode ser conferida pelo endereço www.sebraepr.com.br/semanadomei/ .
As atividades incluem consultorias de marketing e financeira, benefícios e questões previdenciárias, planejamento e vendas, empreendedorismo e gestão, e uso de mídias sociais. Para participar dos eventos da semana, os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3372-4108 e verificar a disponibilidade de vagas, que são limitadas. A Sala do Empreendedor fica localizada no saguão da Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, 635. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.
A diretora administrativa da CODEL, Lilian Lucy dos Santos, responsável pela Sala do Empreendedor, enfatizou que, além dessas ações, o público também poderá buscar orientações para formalizar seu próprio negócio, caso queira ingressar no MEI, e obter todas as informações necessárias. Ela lembrou, ainda, do prazo da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que pode ser entregue até o dia 31 de maio. “Como já ocorre durante todo o ano, estes atendimentos continuam sendo prestados e todos receberão o devido suporte. A Semana do MEI é uma forma de capacitar e valorizar ainda mais os empreendedores locais, fazendo com que eles possam melhorar seus resultados”, disse.
Ainda segundo Lilian, a expectativa é superar nesta edição a quantidade de atendimentos feitos no ano anterior. Em 2018, foram contabilizados na Sala do Empreendedor cerca de 800 atendimentos durante a Semana do MEI. Atualmente, a média diária é de 60 atendimentos por dia neste espaço.
De 20 a 24 de maio, sempre das 13 às 17 horas, serão realizadas duas consultorias especiais com atendimento individualizado e agendado. Um dos temas é Marketing, trabalhado para que o MEI melhore a atuação de sua empresa, onde a abordagem engloba ações de atualização de mídias sociais, formas de promoção e análise do ponto de venda. Outro assunto em foco é Finanças, com consultoria desenvolvida para tratar de questões como o controle de caixa, formação de preço de venda, e levantamento de lucro ou prejuízo da empresa.
Nesta terça-feira (21), das 14 às 16 horas, será ministrada uma palestra sobre benefícios e questões previdenciárias relativas ao MEI. No mesmo dia, das 13h30 às 17h30, haverá a Oficina SEI Planejar, voltada à melhorar o desempenho do negócio, identificação de oportunidades e conhecimento de ferramentas.
Já na quarta-feira (22), o público terá a oportunidade de participar da Oficina Formação de Preço de Venda, para entender como formar o preço de venda do seu serviço ou produto. Na quinta-feira (23), é a vez da Oficina Mídias Sociais, que apresentará formas de utilizar estes recursos e ferramentas para alavancar um empreendimento.
Informações adicionais a respeito do Microempreendedor Individual (MEI) em Londrina podem ser acessadas no portal da Prefeitura, clicando aqui.
Semana do MEI – No Paraná, as 84 cidades que participarão das atividades terão, somadas, 216 ações de capacitações, entre consultorias, cursos, encontros, feiras, oficinas, palestras, seminários, workshops e rodadas de negócios. Paralelamente, de 20 a 26 de maio, acontecerá a Semana Nacional de Educação Financeira.
No estado, conforme dados do Portal do Empreendedor, são mais de 500 mil microempreendedores individuais em operação, com uma média anual de 60 mil adesões. Já no Brasil são mais de 8,4 milhões.
Além dos atendimentos presenciais, pelas plataformas digitais estarão disponíveis informações sobre gestão, crédito, finanças, marketing digital, benefícios de ser MEI, direitos e deveres, além de conteúdos específicos para alguns segmentos de maior volume do MEI como alimentos e bebidas, beleza, construção e reforma, energia, saúde e bem-estar, turismo, vestuário, calçados e bolsas.
Em julho, o país comemora 10 anos do surgimento dos primeiros microempreendedores Individuais, criados pela Lei Complementar 128, de 2008.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora administrativa da CODEL, Lilian Lucy dos Santos, pelo telefone 3379-2324 / 3379-2300.
Texto: Renan Oliveira com informações da assessoria de imprensa do Sebrae/PR