Cidade

Município decreta luto oficial pelo falecimento do doutor Oscar do Nascimento

O advogado, professor e economista era cidadão honorário de Londrina, e atuava em prol do Movimento Negro

O prefeito Marcelo Belinati assinou, nesta terça-feira (21), decreto que institui luto oficial pelo falecimento do cidadão honorário de Londrina, Oscar do Nascimento. O professor e advogado, defensor das causas sociais, em especial pela igualdade racial, morreu na noite de segunda-feira (20), no Hospital Santa Casa de Londrina, e seu corpo está sendo velado na Câmara Municipal de Londrina desde as 8 horas da manhã. O sepultamento está programado para ocorrer às 16 horas, no Cemitério São Pedro.

 

O decreto nº 593 será publicado na edição de hoje, terça-feira (21), do Jornal Oficial. A edição do JOM nº 3.797 estará disponível na página inicial do Portal da Prefeitura de Londrina

 

Oscar do Nascimento nasceu na cidade de Coroados, São Paulo, no dia 25 de dezembro de 1929. Filho de lavradores, residiu em Londrina desde 1949, e formou-se em Economia pela Universidade Federal do Paraná, sendo o único estudante negro de sua turma. Também cursou Direito na Faculdade Estadual de Direito de Londrina, onde se graduou em 1965. 

 

Foi professor por 42 anos, quando atuou como docente no ensino médio, técnico e superior, e aposentou-se com essa profissão, exercida por muitos anos no Colégio Estadual Vicente Rijo. Nascimento foi um dos fundadores da Associação Recreativa Operária de Londrina (AROL), criada na década de 1950, diante da recusa de outros clubes da cidade em aceitar a comunidade negra. Com forte atuação na luta pela inserção do negro na sociedade londrinense, a AROL era pautada na resistência contra a discriminação racial. Nascimento também participou de forma ativa no Movimento Negro de Londrina, sendo uma de suas principais vozes, inclusive nos últimos anos. 

 

Em 2002, foi instituído em Londrina o Prêmio Zumbi dos Palmares, com o objetivo de homenagear anualmente, no dia 20 de novembro, destaques na luta em defesa dos direitos humanos e contra a discriminação racial. Na primeira edição do prêmio, Oscar do Nascimento foi agraciado, juntamente com a Dona Vilma Santos de Oliveira. E no ano de 2011, foi condecorado com o título de Cidadão Honorário de Londrina, por meio da Lei Municipal nº 11.189/2011. 

 

Para a gestora municipal de Políticas para a Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, o doutor Oscar do Nascimento foi um grande exemplo de pessoa e profissional, tendo atuado fervorosamente em prol de todas as causas o que o Movimento Negro tem na cidade, dentre elas as ações afirmativas e inclusivas. “Como ativista e militante incansável na luta antirracista, de combate ao preconceito contra os povos e religiões de matriz africana, o doutor Nascimento atuou até recentemente na defesa dos direitos da população negra em Londrina. Em muitas ocasiões, atendeu a comunidade negra com assistência jurídica gratuita. Foi um grande incentivador da luta por direitos, e um combatente contra as desigualdades sociais e raciais. A população de Londrina, principalmente a negra, deve muito ao doutor Oscar. Tivemos uma perda irreparável, por tudo que ele construiu ao longo de sua trajetória, seja no campo do Direito ou na Educação. Hoje é um dia muito triste, mas desejamos que ele siga em paz. Em sua passagem por aqui, ele cumpriu perfeitamente o que se propôs, pela igualdade de direitos e melhora de oportunidade para a comunidade negra”, ressaltou.

 

A biografia completa de Oscar do Nascimento pode ser conferida na obra “Negro em Movimento a trajetória do Doutor Oscar do Nascimento”, de autoria de Maria Nilza da Silva, Mariana Panta e Alexsandro Eleotério de Souza. O livro foi publicado em 2014, pela Universidade Estadual de Londrina, por meio do projeto LEAFRO, do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UEL, e a íntegra está disponível no link: http://www.uel.br/projetos/leafro/pages/publicacoes-da-equipe-leafro.php.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos