Projovem Urbano realiza Bazar Solidário neste sábado
Roupas, acessórios, eletrônicos e utensílios domésticos estarão à venda; atividade acontece das 10 às 16 horas

A Escola Municipal José Garcia Villar irá sediar neste sábado o Bazar Solidário do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano). A iniciativa busca arrecadar recursos para a realização da formatura dos estudantes do Projovem Urbano, com previsão de ocorrer em janeiro de 2020. Além disso, os valores obtidos com as vendas serão investidos nas atividades práticas da disciplina Participação Cidadã, com a execução de diversas melhorias no bairro, como revitalização de praças, espaços de convívio e lazer.
Quem prestigiar o Bazar Solidário do Projovem Urbano irá encontrar diversos itens para venda, como roupas, acessórios pessoais, utensílios domésticos e eletroeletrônicos. O bazar será realizado das 10 às 16 horas, e a escola fica situada na Rua Pitangueiras, 209, região leste. De acordo com a coordenadora do Projovem Urbano no Município, Débora Vicente Henrique Monteiro Canhada, os produtos que serão comercializados foram angariados pelos próprios estudantes do programa e pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, incluindo peças de decoração, bijouterias, itens para casa e cozinha, entre outros.
Vão participar do bazar, além dos alunos, todos os professores e a equipe coordenadora. “Além de levantar recursos para a solenidade de formatura, nossa expectativa é angariar valores para executar a ação concreta da disciplina de Participação Cidadã, que prevê uma prática no bairro. Os próprios alunos escolheram uma praça, que fica próxima à UBS do Marabá, e ali eles devem fazer a revitalização, manutenção e melhorias. Temos estudantes que moram nessa região, e eles se comprometeram a cuidar desse espaço futuramente”, destacou a coordenadora.
O Projovem Urbano está na sua quarta edição em Londrina. O programa é gratuito e desenvolvido pelo Governo Federal, por meio de parceria com o Município. O objetivo é promover a elevação da escolaridade, com a conclusão do Ensino Fundamental entre jovens de 18 a 29 anos. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 19 às 22 horas.
Débora explicou que, dentre as duzentas matrículas feitas para esta edição, 55 alunos continuam frequentando as aulas. “A modalidade de ensino para Jovens e Adultos possui essa característica, com um alto índice de evasão. Os que continuam frequentando têm aulas diferenciadas com conteúdo do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e também a qualificação profissional. Em Londrina, optamos pela área administrativa, então além de saírem com a certificação escolar, eles obtêm a experiência e o conhecimento para essas áreas de trabalho”, detalhou.
Durante as aulas, os alunos aprendem conteúdos de Qualificação Profissional na área da Administração, para ocupações de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Arquivo, Almoxarife e Contínuo (Office-Boy e Girl). O Projovem Urbano também proporciona a formação cidadã, e o desenvolvimento de ações comunitárias. Na condução destas disciplinas, quem atua são professores especialistas, que ministram aulas com temas pertinentes à juventude, incluindo noções de informática e inglês.
A coordenadora do Projovem Urbano no Município destacou que, na última terça-feira (21), os alunos participaram da primeira fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2019. A segunda fase da prova está programada para 28 de setembro, e a divulgação dos vencedores em 3 de dezembro.
Os alunos com melhor nota são premiados com medalha de ouro, prata ou bronze, e garantem o ingresso em programas de iniciação científica. “Segundo a coordenação da OBMEP, essa foi a primeira turma do Projovem no país a aderir e participar, e pela correção da prova podemos dizer que tivemos bom desenvolvimento. O professor ficou muito orgulhoso, e esse é um diferencial nosso. Fomos atrás, incentivamos os alunos, conseguimos inscrevê-los e isso reflete o que o Projovem Urbano quer representar na vida dessas pessoas, que é estimulá-los, para que cresçam e depositem fé em si mesmos”, finalizou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora do Projovem Urbano no Município, Débora Vicente Henrique Monteiro Canhada, pelos telefones 3375-0215 e 3375-0216.