Cidadão
Vila Aluá promove primeiro encontro gastronômico
O 1° Encontro de Gastronomia Africana e Afro Brasileira vai possibilitar que os londrinenses aprendam novas culturas e desfrutem os sabores de pratos típicos da África, em particular, a feijoada da ilha do Ibó; convites custam R$ 15
A Vila Cultural Aluá – rua Araguaia, n° 927, Vila Nova (região central)- , patrocinada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), promove no dia 6 de junho, às 12h, na sua própria sede- rua Araguaia, n° 927, Vila Nova, região central- o 1° Encontro de Gastronomia Africana e Afro Brasileira. O evento trará à população a oportunidade de degustar pratos típicos africanos, em especial a feijoada à moda de Ibó, que fica localizada no arquipélago das Quirimbas, ao norte de Moçambique. Além disso, o encontro também disponibilizará aos participantes informações, música e imagens específicas do local. O ingresso para o almoço custa R$ 15 e deve ser adquirido, até o dia 4 de junho, na Vila Aluá.
De acordo com o gerente da Vila Cultural Aluá, Marcos Antônio Costa, o objetivo do evento é buscar a valorização da cultura africana e afro brasileira. “É a oportunidade das pessoas ampliarem o conhecimento, do ponto de vista cultural e gastronômico. Queremos mostrar para a comunidade que a África não é somente fome e miséria. Lá também existe muita coisa boa. A feijoada à moda do Ibó é um exemplo disso”, completou.
Costa explicou que o prato a ser degustado pelos participantes é feito a base de feijão, frango e camarão com tempero típico africano: o caril. “Vamos trazer um pedaçinho de Ibó para Londrina e permitir que as pessoas conheçam as sensações dessa feijoada”, destacou.
O gerente ainda comentou que a Vila Aluá já estuda a possibilidade de realizar outros encontros gastronômicos em Londrina, também relacionados à cultura africana e afro brasileira. “Não há nada certo ainda. Mas, a intenção é continuar promovendo eventos como este”, finalizou.
(Londrina, 28 de maio de 2009)




