Programa de prevenção às drogas começa nas escolas municipais
Intenção é que todos os alunos dos quintos anos recebam palestras sobre o assunto e estejam preparados para tomarem decisões responsáveis

Para trabalhar medidas educativas sobre prevenção às drogas com os alunos da rede municipal de ensino, na próxima segunda-feira (3), pela manhã, a Polícia Militar do Paraná (PM/PR) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) darão início ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A primeira unidade a recebê-lo será a Escola Municipal Zumbi dos Palmares, que fica na Rodovia João Alves da Rocha Loures, 3.655, no Conjunto União da Vitória.
O objetivo é conversar com os todos os alunos matriculados nos quintos anos da rede municipal sobre as drogas e a violência e seus perigos. Para isso, os profissionais de segurança vão até as escolas e ministram uma palestra de cerca de 40 minutos com cada turma. Assim, eles preparam as crianças para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, de forma que consigam utilizar as estratégias mais adequadas para resistirem à oferta desses ilícitos.
Durante os encontros, os policiais militares ensinam habilidades que permitem aos alunos evitarem influências negativas e trabalham em prol do estabelecimento de relações positivas, com base na confiança e na humanização, entre os jovens e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.
Para isso, três policiais militares vão até essas unidades escolares, e cada um deles conversará com uma turma de quinto ano, na presença da professora regente responsável pelas crianças. Finalizado o primeiro bloco de escolas, os profissionais de segurança agendam novas visitas às demais unidades escolares, até que todas tenham recebido as ações do projeto. Por isso, o programa deve ser realizado até o final do ano e início do próximo.
Nesta primeira etapa, sete escolas municipais já confirmaram a participação no projeto. São elas: Zumbi dos Palmares, Atanázio Leonel, Professora Cláudia Rizzi, José Garcia Villar, Eurides Cunha, Professora Jovita Kaiser e Professor Juliano Stinghen. Ao todo, estão matriculados na rede municipal de ensino mais de 44 mil alunos, sendo que destes, 5.423 alunos estão nos quintos anos e devem participar do programa.
A iniciativa da PM é uma complementação pedagógica em prol do desenvolvimento da cidadania e segue o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de acordo com os objetivos dos parâmetros curriculares, definidos pelo Ministério da Educação (MEC).
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com Carla Cordeiro, pelo 3375-0113.