Cidadão

Ações da Maternidade Municipal em prol do aleitamento materno são tema de palestra

As atividades promovidas pela unidade, como o Posto de Coleta de Leite Humano, serão apresentadas em reunião do Comitê Municipal de Aleitamento Materno

Membros do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA) participam, nesta quarta-feira (12), da reunião mensal do grupo. O encontro terá a participação da nutricionista da Maternidade Municipal Lucilla Ballalai e doutora em Ciências de Alimentos, Carolina Kato Prado. A especialista irá falar sobre o Posto de Coleta de Leite Humano e as ações em aleitamento materno realizadas pela Maternidade, às 14 horas, no Centro Pastoral, no Centro Pastoral fica situado na Rua Dom Bosco, 145. Além da participação dos integrantes do CALMA, a comunidade interessada também pode participar.

Segundo Carolina, o Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade é o segundo maior arrecadador do município, ficando logo atrás do Banco de Leite do Hospital Universitário de Londrina, referência na região. “Parte do leite que coletamos fica para o HU, no atendimento dos bebês hospitalizados, mas também recebemos esse leite pasteurizado, para os recém-nascidos aqui da Maternidade. Por isso, 100% dos bebês que estão na Maternidade Lucilla Ballalai  são alimentados com o leite humano, sem uso de fórmulas artificiais”, explicou.

Atualmente, o posto de coleta da Maternidade conta com, aproximadamente, 40 mães doadoras cadastradas, o que gera uma média de 20 litros de leites coletados ao mês. Uma das ações que a equipe do local promove é o incentivo à doação, ao identificar potenciais doadoras. “Fazemos a avaliação da mãe durante sua internação e, em parceria com o Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno da Maternidade, é feito um monitoramento por telefone, após a alta da puérpera e seu bebê. No retorno dessa puérpera, dez dias após o parto, é feita nova avaliação, e outro monitoramento por telefone, trinta dias após o parto”, contou a nutricionista.

Nas avaliações e monitoramento do pós-parto, a equipe da Maternidade verifica se a mãe está conseguindo amamentar seu bebê corretamente, se ela enfrenta alguma dificuldade, e também como está sua produção. “Caso a mãe esteja com produção excedente às necessidades do seu bebê, oferecemos a ela a oportunidade de ajudar outras crianças com a doação do seu leite”, contou Carolina.

E para promover, ainda mais, o aleitamento materno, foi instituído, na Maternidade, o Comitê de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno. O grupo multiprofissional foi criado este ano, e conta com participação de médica obstetra, pediatra, nutricionista, fonoaudióloga, técnica em saúde bucal e enfermeira. “O Comitê atua juntamente com o Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno da unidade, e promove reuniões mensais para discutir ações que podemos propor dentro da maternidade, como campanhas de conscientização ou eventos comemorativos. Também organizamos treinamento para a equipe do local. É um trabalho que envolve o aleitamento materno em várias instâncias, e estamos muito motivados com essa iniciativa”, contou a nutricionista.

Embora o leite materno seja o alimento mais completo para o bebê, várias mães enfrentam dificuldades na amamentação. Carolina citou, dentre as mais comuns, o leite que não desceu logo após o parto, e a pega incorreta do bebê, que causa dor para a mãe e impede que o recém-nascido se alimente corretamente. “Todas as dificuldades da amamentação podem ser trabalhadas e sanadas. Por isso, estamos à disposição 24 horas por dia, pessoalmente ou por telefone, para acolher essa mãe e orientá-la”, destacou.

A Maternidade Municipal Lucilla Ballalai fica localizada na Avenida Jacob Bartolomeu Minatti, 350. O telefone do posto de coleta de leite humano é 3372-9857 e para contato com o Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno, o número é 3372-9853.

Agosto Dourado – Na reunião desta quarta-feira (12), os integrantes do CALMA vão atualizar as informações referentes ao planejamento da campanha Agosto Dourado. A abertura oficial está programada para ocorrer no dia 2 de agosto. A programação deve incluir diversas ações de conscientização sobre a importância da amamentação. Também está agendada a atualização de manejo para os integrantes do comitê, e capacitação para os agentes comunitários de Saúde (ACSs).

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a nutricionista da Maternidade Municipal Lucilla Ballalai e doutora em Ciências de Alimentos, Carolina Kato Prado, no 3372-9865.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal