Cidadão

Prefeitura promove melhorias na UPA Sabará

Unidade completou seis anos de funcionamento, com aumento no quadro de médicos plantonistas, novos equipamentos e manutenções corretivas

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Francisco de Arruda Leite, conhecida como UPA do Jardim Sabará (região oeste), completou nesta semana seis anos de funcionamento. E, para melhorar cada vez mais o atendimento dos usuários, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma série de intervenções e melhorias na unidade.

Com funcionamento 24 horas por dia, e sete dias da semana, a UPA Sabará presta atendimento de urgências e emergências clínicas para pessoas com idade acima de 12 anos. Também é referência na área ortopédica, contando com serviço de radiologia e laboratório de análises clínicas, integrados à Rede de Urgência e Emergência Municipal. Desde sua inauguração, ocorrida em 2013, a UPA registrou 752.047 atendimentos médicos. Destes, 42.499 foram realizados por especialistas em Ortopedia, e os demais por clínicos-gerais.

Desde 2016, a UPA Sabará contava com três médicos escalados por plantão, chegando a quatro em alguns momentos. Em maio, houve uma reestruturação da escala, ampliando o quadro de médicos para seis profissionais, no período que vai das 7 da manhã até a uma hora da madrugada. “E, nos dias em que observamos aumento da procura pelos pacientes, conseguimos deixar até sete médicos para atendimento da comunidade”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Os serviços oferecidos na UPA Sabará também abrangem atendimentos prestados pela equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, farmacêuticos e assistentes sociais, além dos servidores da área administrativa.

As intervenções na estrutura da unidade incluem melhorias na sala de espera, com aumento de espaço para as longarinas e readequação da recepção. “Ao ampliar a recepção e disponibilizar mais assentos, visamos que as pessoas aguardem de forma mais confortável, por mais que o tempo de espera esteja reduzindo de forma gradativa. Essas mudanças também têm melhorado o fluxo de atendimento e, consequentemente, facilitam o processo de trabalho dos servidores. Também estamos ampliando a sala de triagem da UPA, que é o primeiro contato assistencial que o paciente tem com a unidade”, acrescentou o secretário.

Outro espaço da UPA Francisco de Arruda Leite que será reformado é a sala de radiologia, onde são realizados exames de Raio-X. “Esta sala deve passar por manutenções corretivas, pois ainda não havia recebido nenhum tipo de melhoria. Importante lembrar que neste ano vários novos equipamentos foram destinados à UPA Sabará, dentre os recursos do orçamento municipal destinados à Saúde, pelo prefeito Marcelo Belinati, para recomposição de todo o aparelhamento assistencial, modernizando o atendimento da população”, destacou Machado.

Segundo o secretário municipal de Saúde, dentre os novos equipamentos que serão destinados à UPA Sabará, estão cardiotocos, aferidores de pressão, estetoscópios, eletrocardiograma, serra de ortopedia, entre outros.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos