Londrina realiza ações para estimular a doação de sangue
Orientações serão repassadas até o final deste mês para a comunidade, por meio dos grupos de atividades do NASF e para os alunos da rede municipal

Durante todo o mês de junho, a Prefeitura de Londrina está desenvolvendo atividades em prol da conscientização para a doação de sangue. As escolas municipais e Centros Municipais de Educação (CMEIs) foram convidadas a participar da Campanha Junho Vermelho, assim como os profissionais da saúde também.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), desde o início deste mês, os profissionais do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) estão orientando os participantes dos grupos de atividades sobre a importância da doação de sangue. Na UBS Lindoia, por exemplo, a equipe está trabalhando o assunto desde a primeira semana e prosseguirá com as orientações até final de junho. Além disso, a residente da unidade elaborou cartazes informativos para expor na sala de espera.
Já na rede municipal de ensino, todas as unidades escolares foram convidadas para tratar do tema com os alunos, para que eles se tornem propagadores das informações para seus familiares, amigos, vizinhos e para a comunidade em geral. Para isso, foi encaminhado até as escolas e CMEIs um material didático, incluindo um vídeo da Turma da Mônica, produzido por Maurício de Souza, em uma linguagem fácil e acessível aos pequenos.
A intenção da campanha é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, que é um ato simples e que pode salvar centenas de vidas. Isso é necessário, porque sabe-se que apenas 2% da população doa sangue regularmente e com a falta dele, os hospitais e bancos de sangue não conseguem atender a demanda completa, prejudicando as pessoas que mais precisam, como os acidentados, vítimas de queimaduras, hemofílicos e anêmicos, entre outros.
Junho foi o mês escolhido, porque no dia 14 deste mês celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de que, historicamente, nesta época do ano os números de doação diminuem consideravelmente. Essas atividades fazem parte da campanha Junho Vermelho, instituído pela Lei Municipal nº 12.587/2017, e da 5ª Quinzena Municipal de Conscientização e Sensibilização à Doação de Sangue (Lei nº 12.037/2014).
Como doar sangue – Para doar sangue é preciso apresentar um documento oficial com foto (RG ou carteira de motorista), estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar 50 quilos ou mais, estar bem alimentado, hidratado e descansado (ter dormido 6 horas ao menos) e não ter tido gripe, infecção bacteriana, febre ou ter usado antibiótico nas últimas 2 semanas. Para mais informações é possível acessar o site do Hemocentro do Hospital Universitário (HU) .
As ações em prol da doação de sangue são uma realização do Hemocentro Regional de Londrina, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Rede Hemepar), com apoio da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Londrina, em parceria com instituições públicas e privadas.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtida com as profissionais do apoio pedagógico da SME, Carla Cordeiro ou Andrea Militão, pelo 3375-0113.