Conheça as equipes de Londrina que disputarão o PARAJAP’s 2019 – Atletismo
Evento vai reunir milhares de atletas em diferentes locais de competição da cidade

Londrina sedia, pelo segundo ano consecutivo, os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAP’s). São 49 municípios que disputarão 15 modalidades em diferentes locais de competição de Londrina entre os dias 19 e 23 de junho. Quase 2.500 pessoas estarão na cidade entre atletas, dirigentes e a equipe de coordenação do evento. Das sete edições anteriores dos Jogos, quatro foram realizadas em Londrina. Além de receber a competição pela quinta vez em 2019, a cidade é candidata a sediar o PARAJAP’s novamente em 2020.
Este ano, Londrina disputa as modalidades de basquete em cadeiras de rodas; tênis de mesa; natação; goalball; atletismo; paracanoagem; parataekwondo; e parabadminton. Nesta semana o blog.londrina apresenta as equipes que vão defender a cidade. A tabela do PARAJAP’s com o horário e local das competições das equipes londrinenses serão divulgadas diariamente na página de Facebook da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) www.facebook.com/FelFundacaoDeEsportesDeLondrina. Quem quiser torcer para as equipes de Londrina é só conferir a tabela no Face da FEL e ir aos locais de competição, a entrada para o evento é gratuita.
Atletismo – A delegação de atletismo de Londrina no PARAJAP’s será formada por 25 atletas de três instituições da cidade. A equipe conta com atletas do Instituto Roberto Miranda, do Instituto José Gonzaga Vieira e do Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE). Entre eles há pessoas com deficiência física, intelectual, visual e síndrome de down.
A equipe de atletismo do Instituto Roberto Miranda é composta por Marques Bruno da Silva Correa, Paulo Leandro Nonato de Lima, Aparecido de Souza, Fabiano Gimenez Martins e Teresinha de Jesus Correia dos Santos, com o comando do Técnico Anderson dos Santos Almeida.
Paulo, Aparecido e Fabiano participarão pela 1ª vez de um Campeonato. Enquanto Marques e a Teresinha são mais experientes. Única mulher da equipe, Teresinha tem em seu currículo a conquista da medalha de bronze nas Paralimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, na categoria 100 metros.
O técnico Anderson está há dois anos no Instituto. Se formou em educação física em 2013 e fez pós-graduação em educação especial. O treinador ressalta a importância do esporte. “A atividade ajuda na socialização, muitos chegam deprimidos e a atividade física tem um papel determinante na recuperação. O esporte é uma motivação para seguir a vida”, defendeu.
Aparecido, de 40 anos, está bastante ansioso para participar de sua 1ª grande competição. O atleta não praticava esportes antes do atletismo e começou a treinar há oito meses. “O esporte agrega muito valor na minha vida. Melhora a parte física e a psicológica”, frisou.
De Souza enxerga só 5% do olho esquerdo e conta com um guia durante a prova. Na última corrida teve o acompanhamento do seu sobrinho, que repetirá a dose no PARAJAP’s. “Bem legal tê-lo ao meu lado, além de me dar suporte indicando a direção, vai me incentivando ao longo do caminho. Vou fazer o meu máximo para conseguir uma boa colocação, mas só de participar já conta muito. Agradeço a oportunidade de poder estar lá, fico muito orgulhoso de estar representando a cidade”, acrescentou.
Paulo, de 37 anos, perdeu a visão por conta da diabetes há três anos, entrou no Instituto, conheceu os projetos e participa do judô e do atletismo. Este ano, se preparou para competir e o convite para o PARAJAP’s teve um significado especial. “O esporte é a minha vida. Se não fosse o esporte eu não estaria de pé, estaria em uma cama. Estou muito feliz”, comemorou.

O time do ILECE tem os seguintes atletas: Alisson de Paula Batista; João Felipe de Oliveira; Joberson Rodrigues do Arte; Othon Humberto Denis Urbano; Fabio Costa; Gabriel dos Santos Gonçalves; Edvaldo Moreira; Luis Anselmo Volso; Elias Vioto Caetano; Franciele Veiga De Lima; Adriana Tano; Thais Silva Tirola; Claudineia de Oliveira; Luana dos Santos Guedes; Claudiane Etelvina Alameida; e Andriely Moreira. Os técnicos são Carla de Oliveira Tomaz e Edmundo Silva Novais.
Fábio Costa, de 16 anos, voltou recentemente da Colômbia, onde competiu na 23ª Olimpíada Especiais Fides-Compensar Iberoamericana, contra atletas de 12 países diferentes. Ele conquistou o ouro nas provas de 200 metros e de 100 metros, e foi vice-campeão na prova de 400 metros.
O time do Instituto José Gonzaga Viera, comandado pelo técnico Adriano Fernandes Santana, conta com Claudio Alves de Souza, no lançamento do dardo, disco e arremesso de peso; Franciely Pereira dos Santos, no lançamento de disco e dardo; Kevelyn de Oliveira Nunes, nos 100 metros, 200 metros e no lançamento do dardo; e Waldemir Antonio de Oliveira, no lançamento de disco, dardo e arremesso de peso.
Adriano afirma que o esporte traz diversos benefícios. “Além da saúde, promove a integração com outras pessoas com deficiência e também com pessoas que não têm deficiência e promove viagens, nas quais o atleta sai da rotina e conhece coisas novas. Para o PARAJAP’s a expectativa é de ganhar medalhas, estamos treinando firme para dar o nosso melhor nessa competição”, acrescentou o técnico.
A equipe de atletismo tem o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE) da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).