Pacote de roçagem vai beneficiar todas as unidades escolares
Contratos somam quase R$ 300 mil para corte de grama e mato, limpeza das áreas e coleta de resíduos; serão atendidas escolas e CMEIs

A partir de agora, Londrina passa a contar com um contrato de prestação de serviços de roçagem nas áreas verdes dos prédios públicos escolares de Londrina e distritos rurais. A iniciativa é inédita no município e irá contemplar todas as unidades escolares municipais, totalizando 120 entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). Ao todo, a prefeitura vai investir R$ 296.762,23 para a realização do serviço.
Na manhã desta quarta-feira (19), o prefeito Marcelo Belinati apresentou o contrato para a comunidade, em uma solenidade realizada na sede da Escola Municipal Professora Maria Tereza Meleiro Amâncio, Jardim Santa Rita VI. Na sequência, a roçagem iniciou no local. Quatro empresas foram contratadas pela prefeitura, por meio de processo licitatório dividido em lotes, para prestar os serviços: Maklon Instalação e Manutenção Elétrica, que ficou com três lotes, e Gaissler Moreira Engenharia Civil, que relizará um lote.
O pacote inclui trabalhos de corte de grama e mato com roçada manual e roçada mecanizada, capina, limpeza geral da área utilizada, além de coleta e transporte de resíduos provenientes das atividades. As ações começaram no dia 3 de junho deste ano o contrato tem prazo de execução de 12 meses, até junho de 2020.
Cada unidade escolar irá receber os serviços seis vezes durante os 12 meses: junho, setembro e novembro de 2019 e janeiro, março e maio de 2020. Nesse período, a área média total programada em roçagem será de 1.041.183,90 metros quadrados. A média por lote será de 260.295,98 metros quadrados.
O atendimento irá abranger as regiões norte, sul, leste e oeste da cidade. Também serão beneficiados os distritos rurais de Paiquerê, Irerê, Lerroville, Guaravera, São Luiz, Selva, Warta, Maravilha, Guairacá, Espirito Santo, Limoeiro, Patrimônio Regina, Três Bocas, Emaús, Eli Vive e Taquaruna.
O prefeito Marcelo Belinati destacou que a medida vem solucionar um problema que se arrastava há muitos anos em Londrina. “Desde 2015 foi suspenso o contrato das capinas nas escolas municipais e se passou essa incumbência para a Secretaria do Ambiente, mas ela não tinha estrutura para cortar o mato. Com isso, quando o mato crescia muito, os diretores, professores e a comunidade se uniam para realizar o serviço, muitas vezes gastando dinheiro do próprio bolso ou fazendo promoções para arcar com os custos. Agora essa é uma solução em definitivo na cidade”, disse.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, enfatizou que agora há um cronograma estabelecido para realização dos serviços, proporcionado tranquilidade para as unidades escolares. “Isso não será mais uma preocupação dos diretores e professores. Assim, eles poderão pensar e trabalhar com pautas que realmente importam, como fazer um evento, formação de professores, ou seja, pensar mais em agendas voltadas à educação, sem precisar ficar se preocupando com o corte do mato”, apontou.
A diretora da Escola Municipal Professora Maria Tereza Meleiro Amâncio, Daniele de Fátima Sanches, disse que esta era uma preocupação de todas as unidades escolares de Londrina, que agora está sendo solucionada. “Esse é um momento de muita satisfação, pois não tínhamos previsão de roçagem do mato na escola. Já chegamos a fazer promoções com a Associação de Pais e Mestres para pagar pelo serviço, que era bastante caro porque nossa área é muito grande. Além da tranquilidade de não pensarmos mais nisso, vamos ter mais segurança, porque o mato alto contribuía com o aparecimento de alguns animais, como escorpião, aranhas, formigas e ratos”, contou.
Também estiveram presentes na solenidade, o representante da empresa Maklon Instalação e Manutenção Elétrica, Jorge Brancalhão; o secretariado municipal, servidores da Secretaria Municipal de Educação, o secretariado municipal e a comunidade local.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Educação, pelos telefones 3375-0022 ou 3375-0110
Texto: Dayane Albuquerque e Renan Oliveira