Município institui Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional
O grupo, que integra secretarias e órgãos municipais, deverá elaborar o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina (CONSEA-LD) e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) realizam, nesta segunda-feira (24), plenária complementar à III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (III CMSAN). Este é o segundo encontro posterior à III CMSAN e, na ocasião, haverá a instalação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina (CAISAN-LD).
A plenária inicia às 13 horas, no auditório da sede administrativa da Prefeitura, localizado na Avenida Duque de Caxias, 635, segundo andar. Toda a comunidade é convidada a comparecer, bem como os representantes de órgãos e entidades que participaram da III CMSAN, realizada em maio de 2018.
Com a instalação da CAISAN-LD, o Município dá mais um passo para sua adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). A Câmara Intersetorial, que será composta por dez representantes de todas as secretarias e órgãos municipais, mais seus suplentes, é o órgão executor dessa política. Vão integrar o órgão representantes das secretarias municipais de Agricultura e Abastecimento, Ambiente, Assistência Social, Saúde, Educação, Políticas para as Mulheres, Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Idoso, do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
Durante a plenária, será firmado Termo de Compromisso de elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que será desenvolvido pelos integrantes da CAISAN-LD. A expectativa é que o plano seja elaborado e aprovado em até doze meses, a contar da assinatura do Termo de Adesão ao SISAN.
De acordo com a presidente do CONSEA-LD, Maria Inez Gomes, embora Londrina ainda não tenha aderido ao SISAN, o Município tem executado ações que contam como requisitos para que isso ocorra. “Já temos uma lei municipal para reger a segurança alimentar, regulamentamos o CONSEA-LD, e realizamos três conferências municipais. Com a implantação da CAISAN, vamos reunir as secretarias e órgãos municipais que já atuam de forma relacionada à segurança alimentar, porém ainda com ações desconectadas entre si. Esses representantes vão discutir e elaborar o nosso Plano Municipal, cujo termo de compromisso também será assinado nesta plenária complementar”, explicou.
Para Maria Inez, a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar, somada a adesão ao Sistema Nacional, trará grandes benefícios para Londrina. “Além de unir as atividades já desempenhadas pelo Município, que serão mais consistentes e efetivas, é algo que vai impactar positivamente para a captação de recursos. Qualquer ação a ser executada onde há uma CAISAN, por algum órgão ou instituição que aderiu ao SISAN, terá mais facilidade para obter esses repasses, que poderão ser destinados a programas ou projetos na área de segurança alimentar e nutrição”, comentou.
O encontro desta segunda-feira (24) também dará continuidade ao debate realizado durante a III CMSAN, interligado à agenda da Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. O tópico abordado será o desperdício alimentar. A etapa estadual ocorre em agosto, com o tema “Comida no campo e na cidade – O que temos e o que queremos”.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a presidente do CONSEA-LD, Maria Inez Gomes, pelo 3372-4786.