Londrina recebe 10ª Semana Municipal sobre Álcool e Outras Drogas
Abertura oficial será nesta terça-feira (25), às 14 horas, na Fundação Tamarozzi; durante a semana diversas secretarias e entidades farão ações

Para fortalecer o combate às drogas por meio do acesso à informação, está sendo realizada nesta semana, em Londrina, a X Semana Municipal sobre Álcool e Outras Drogas. A agenda teve início na segunda-feira (24) e prosseguirá até sábado (29), porém, a abertura oficial do evento ocorre hoje (25), às 14 horas, na Fundação Tamarozzi, que fica na Rua Almeida Garret, 115, próxima à Barragem do Lago Igapó I.
A palestra de abertura será ministrada pelo enfermeiro, mestre em enfermagem fundamental e doutor em Ciências da Saúde, pelo Programa de Enfermagem Psiquiátrica da Universidade de São Paulo (USP), Adriano Luiz da Costa Farinasso. Ele abordará o tema “O cenário atual e as implicações políticas na questão do álcool e das drogas”.
Para participar e receber certificado de duas horas é preciso se inscrever no site da Prefeitura, através da Escola de Governo. Mas, aqueles que forem sem inscrição prévia poderão participar do encontro gratuitamente.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas (COMAD), órgão organizador da semana, Claudia Denise Garcia, é importante que o Município de Londrina tenha eventos como este para divulgar o assunto, chamar a atenção da população e mostrar os serviços e entidades que ajudam no tratamento e na prevenção do uso de álcool e outras drogas.
“As drogas são substâncias que afetam não apenas a saúde do usuário, mas a sociedade como um todo. Seu uso acarreta, muitas vezes, acidentes de trânsito, agressões físicas e psicológicas, diversas doenças e problemas psiquiátricos, além de trazer consequências nos relacionamentos familiares, no trabalho e no núcleo social, ou seja, tem diversos impactos indiretos que precisam ser discutidos”, explicou a presidente do conselho.

Para chamar a atenção da população, a mobilização teve início na manhã desta terça-feira (25), quando foram realizadas aplicações de testes rápidos para a verificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), aferição de pressão arterial, testes de glicemia e pesquisa de Baar para a detecção de tuberculose com o apoio dos profissionais do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).
Ainda pela manhã, as mulheres privadas de liberdade do 3º Distrito Policial de Londrina (Jardim Bandeirantes) puderam participar de uma palestra sobre as causas e as consequências do uso indevido de drogas. O encontro aconteceu na sede do 3º DP, com a ajuda dos técnicos do Programa de Conscientização Contra o Uso Indevido de Drogas (PROCUID – Comunidade Terapêutica) e da Associação Água Pura para tratamento para dependentes químicos (álcool e drogas).
O objetivo da X Semana Municipal sobre Álcool e Outras Drogas é debater as políticas públicas, informar a população sobre o problema do uso e abuso das substâncias psicoativas, além de realizar um trabalho de prevenção e sensibilização das pessoas sobre a necessidade da atenção e para a obtenção de resultados positivos no tratamento.
A atual edição traz a temática central “O cenário atual e as implicações políticas na questão do álcool e das drogas”. A pretensão é reunir dependentes de álcool e drogas e seus familiares, profissionais da área, gestores e prestadores de serviços, jovens, adultos e idosos em geral e a comunidade como um todo.
A programação é aberta à população, por meio de palestras, debates, distribuição de material de apoio e divulgação dos trabalhos realizados pelas entidades e comunidades terapêuticas, com apoio de universidades e das Secretarias Municipais de Londrina.
Cronograma de atividades
• De 24 a 27 de junho
Os profissionais do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos e Alcoólatras Nova Vida (Credequia) vão até o Instituto União para a Vitória, localizada na Rua dos Assistentes Sociais, 2, no Jardim União da Vitória II, para realizar uma gincana preventiva com as crianças do instituto. Assim, brincando elas aprenderam mais sobre a importância do não uso de drogas e álcool e seus perigos.
No mesmo período, os integrantes das equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) farão palestras sobre medidas preventivas junto aos participantes dos grupos de atividades, como de alongamento, atividade física, concentração e memória, tabagismo, entre outros.
• Quarta-feira (26)
Procuid – Os acolhidos da comunidade terapêutica do Programa de Conscientização Contra o Uso Indevido de Drogas (PROCUID) vão realizar um passeio cultural ao cinema do Boulevard Londrina Shopping, situado à Av. Theodoro Victorelli, 150.
A Associação Água Pura convidou a técnica em dependência química, Priscila Lhewicheski das Dores; os educadores sociais, Paulo Lhewicheski e Antônia Comazi Lhewicheski e a psicóloga Flora Ebenaude Liz para conversarem sobre a “Dependência Química e suas consequências no indivíduo e na Família”. As palestras serão realizadas às 10 horas e novamente às 19 horas, na sede da Associação Água Pura, que fica na Rua Guilherme da Mota Corrêa, 3.463, no Jardim Shangri-Lá A.
Credequia – os profissionais da Credequia vão até o Colégio Marista falar sobre medidas preventivas ao uso de drogas e álcool com os estudantes.
Fundação Tamarozzi – às 20 horas, Izabel Maria de Souza Negrão vai palestrar a respeito da “Importância da família recuperada em álcool e drogas para a sociedade”. O encontro será na sede da fundação Tamarozzi, que fica nas proximidades da Barragem do Lago Igapó I.
Núcleo de Redução de Danos – os trabalhadores da Organização Não Governamental vão até o Calçadão da cidade e à Concha Acústica, durante o dia, para fazer abordagens informativas sobre as ISTs e o uso de álcool e outras drogas.
Às 18 horas, eles também organizaram a palestra sobre álcool e outras drogas e IST’S, em sua sede, que está localizada na Rua Sen. Souza Naves, 189, no Centro.
• Quinta-feira (27)
A Ordem dos Advogados do Brasil – subseção Londrina (OAB-Londrina) apresentará das 8h30 às 12h, o encerramento oficial das atividades, por meio do curso sobre “Políticas Públicas e as Estratégias de Intervenção ao Dependente Químico”.
Vão participar a psicóloga especialista em Psicoterapia na Análise do Comportamento, mestre em Análise do Comportamento e docente de cursos de atualização e pós-graduação, Simone Martin Oliani; além da assistente social especialista em Dependência Química do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR) e terapeuta comunitária, Márcia Avelar; o Pr. Paulo Pereira Lima, representando o grupo de apoio Cruz Azul do Brasil e do representante do Procuid, Pr. Diarley Willians.
O público-alvo esperado são os dependentes químicos, seus familiares, técnicos dos serviços, gestores e prestadores de serviços e a comunidade em geral. Ao todo, o encontro compreenderá 4 horas, que para aqueles que se inscreveram na Escola de Governo (site da prefeitura) garantirão um certificado. Os interessados em participar também podem se inscrever gratuitamente no dia e local do evento.
• Sexta-feira (28)
Durante o dia, os profissionais do Núcleo de Redução de Danos estará na Rodoviária (Av. Dez de Dezembro, 1.830, Centro) e no Marco Zero de Londrina para realizar abordagens de conscientização sobre os perigos do álcool e do uso de outras drogas, assim como explicarão a respeito da transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Já os técnicos da Credequia Centro de Recuperação farão uma atividade de integração com os educadores do Instituto União para a Vitória, na sede do Instituto União para a Vitória.
• Sábado (29)
A comunidade terapêutica Ministério Evangélico Pró-Vida (Meprovi) está organizando uma apresentação do grupo Galiléia (cânticos), além de um dia de palestras com a equipe técnica da instituição e os familiares dos acolhidos. Haverá também um coquetel e entrega de lembrancinhas para os familiares que participarem. A atividade de sábado será na sede da comunidade terapêutica que fica na Rod. Mábio Gonçalves Palhano, 3.000 – Gleba Fazenda Palhano.
Outras informações sobre a semana podem ser obtidas no site da Prefeitura de Londrina. A X Semana é uma realização do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e Drogas (COMAD) em parceria com os representantes de entidades intersetoriais, como as secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social, Universidade Estadual de Londrina (UEL), UNIFIL, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Câmara Municipal de Londrina, Associação Água Pura, Credequia, Domus Pater, Fundação Tamarozzi, Núcleo de Redução de Danos, Meprovi, Morada de Deus e Procuid. Ela segue o estabelecido pela legislação municipal, Lei nº 10.273 de 13 de julho de 2007.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a presidente do COMAD, Claudia Denise Garcia, pelo 3372-9430 ou 3372-9846.