Cidadão

Pacientes da UBS Lindóia participam de encontro do Londrina InForma

Reunião desta quinta-feira (4) vai abordar as áreas de nutrição e fisioterapia, além da prática de exercícios físicos

Foto: Secretaria de Saúde

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) 2 irá realizar, nesta quinta-feira (4), mais um encontro do Programa Londrina InForma. Desenvolvido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que são atendidas pelo NASF, o programa municipal busca promover a qualidade de vida da população, incentivando a realização de atividades físicas, oferecendo palestras e orientações sobre saúde bucal, mental e alimentação saudável, entre outras ações conduzidas pela equipe multiprofissional.

Neste próximo encontro, devem comparecer os cerca de 30 participantes do grupo da UBS do Conjunto Lindóia, que irão se reunir às 9h30 no salão da Paróquia Cristo Bom Pastor. O endereço é Rua Nova Esperança, 222.

De acordo com a nutricionista do NASF 2, Renata Freitas Albieri Teixeira, o grupo do Londrina InForma começou na UBS do Lindóia na última semana de junho, assim como nas demais unidades da área de abrangência do Núcleo – UBSs Ernani, Marabá e Mister Thomas.

Dentre os temas do encontro desta semana, estão os grupos alimentares e o Prato Legal. “O Prato Legal mostra como selecionar os alimentos e seus substitutos. Ele ajuda a compreender os grupos alimentares, de forma ilustrativa”, citou Renata.

Foto: Secretaria de Saúde

Além das orientações sobre a alimentação, o grupo vai aprender exercícios de fortalecimento muscular, durante atividade conduzida pela fisioterapeuta Marta Matveichuk da Silveira, e pela educadora física Sandra Cavalli Moises.

Os usuários da UBS do Lindóia que aderiram ao Londrina InForma estão na faixa etária de 40 a 79 anos. Segundo a equipe do NASF 2, eles estão muito interessados no programa, fazem vários questionamentos e possuem grandes expectativas em relação ao resultado que será obtido. “Os impactos esperados na saúde desses pacientes abrangem melhora dos indicadores de saúde, como redução de glicemia e colesterol, reeducação alimentar, melhora do índice de massa corporal, uma ingestão hídrica adequada. Também planejamos atividades para a redução da circunferência abdominal e, desta forma, reduzir os riscos de problemas cardíacos ou de circulação, além da melhora da qualidade de vida”, detalhou a nutricionista.

Para isso, além de palestras, consultas e avaliações nos grupos, os participantes do Londrina InForma recebem metas, que são tarefas para serem executadas no decorrer da semana, até a próxima reunião. Depois dessa reunião, o grupo da UBS Lindóia vai receber metas que envolvem a realização de exercícios previamente ensinados, como caminhada e de fortalecimento, e a elaboração de um recordatório alimentar, ferramenta que avalia o consumo do paciente.

Dada a alta procura, a previsão é que o NASF 2 ofereça novas inscrições para o Londrina InForma somente no início do próximo ano, com divulgação para a comunidade e para os que deixaram seus dados na lista de espera. Além de nutricionista, fisioterapeuta e educadora física, o NASF 2 também conta com profissionais de Psicologia e Farmácia, totalizando oito especialistas.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a Coordenação do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, da Secretaria Municipal de Saúde, no 3372-9826. 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos