Cidadão

NASF promove atividades de conscientização no mês Julho Amarelo

A iniciativa tem como foco levar à população informações sobre hepatites virais

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizará diversas ações referentes ao mês Julho Amarelo, que tem uma agenda especial para conscientizar o maior número de pessoas sobre a prevenção de hepatites virais. A mobilização abrange uma série de atividades como a decoração em prol do combate à doença, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Armindo Guazzi (Avenida São João, 4321, Conjunto Habitacional Armindo Guazzi), prevista para a próxima semana; palestra para os funcionários do grupo MRV Engenharia, da matriz de Acquaville (Avenida dos Pioneiros, 3241), na sexta-feira (12), às 7h30; e diálogo com os grupos de Fisioterapia, Atividade Física, Puericultura e Saúde da Mulher, pertencentes à UBS Armindo Guazzi e que já são atendidos, semanalmente, pelo próprio NASF.

O mês Julho Amarelo aborda questões relacionadas à prevenção de hepatites virais. No dia 28 de julho é lembrado o Dia Internacional das Hepatites Virais. Dividida em cinco categorias (A, B, C, D e E) a hepatite é uma inflamação no fígado que pode ser causada tanto pela transmissão do vírus, quanto pelo uso excessivo de álcool, drogas e alguns remédios, além da contração por meio de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Os tipos de hepatite mais comuns no Brasil são os A, B e C.

Fundado em 2008, pelo Ministério da Saúde, o NASF tem como objetivo prestar apoio e atenção básica à sociedade, bem como promover e ampliar a saúde. Meses de conscientização de doenças são alguns dos temas em que o NASF auxilia na difusão. De acordo com a fisioterapeuta do NASF, que atende na UBS Armindo Guazzi, Clariana Muniz, ter um mês como o Julho Amarelo facilita nas orientações de saúde para a população. “No nosso dia a dia estamos submetidos a muitas doenças e patologias e, portanto, quando se tem um mês destinado a combatê-las, há como orientar melhor a população”, avaliou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenação do NASF pelo telefone 3372-9826

Texto: N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos