Cidadão

Projeto “Encontro de Gigantes” celebra a arte da perna de pau

Com teatro, música e brincadeiras, a iniciativa terá o próximo encontro nesta terça-feira (16), no União da Vitória

Durante o mês de julho, moradores de seis comunidades de Londrina, abrangendo diferentes regiões, estão tendo a oportunidade de participar de um projeto cultural que surge com a proposta de compartilhar a prática da perna de pau, envolvendo momentos de teatro, música e brincadeiras. Trata-se da iniciativa “Encontro de Gigantes”, que promove, desde a última semana, tardes divertidas e de aprendizado para celebrar a tradição milenar das pernas de pau.

Aberto a pessoas de todas as idades, o próximo encontro será nesta terça-feira (16), no Jardim União da Vitória, região sul, às 14h, no Instituto União para a Vitória. A primeiras atividade da programação ocorreu no domingo (14), no Residencial Flores do Campo, na região norte.

A agenda ainda terá novos encontros no dia 18, no Vista Bela, região norte; no Avelino Vieira, região oeste, dia 20; e encerrando no Jardim Igapó, região sul, dia 21 de julho. A data que estava marcada para o Assentamento “Elli Vive”, em Lerroville, no dia 11 de julho, será reagendada.

O projeto é patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). A realização é do proponente, ator, cantor, diretor e produtor cultural Thunay Tartari, em parceria com os artistas Adalberto Severiano, André Demarchi, Camila Feoli, Luana Rodrigues e Rogério Francisco Costa e conta com o apoio do Núcleo Ás de Paus e do MARL – Movimento dos Artistas de Rua de Londrina.

Tartari contou que o projeto “Encontro de Gigantes” foi criado para atender, principalmente, áreas periféricas de Londrina e mostrar aos moradores mais sobre a arte das pernas de pau, que já são utilizadas desde tempos antigos, e para diferentes finalidades ao longo do tempo, seja como ferramenta de pastores para arrebanhar ovelhas, para atravessar terrenos com lama e coletar frutos, ou em rituais e brincadeiras que atravessam épocas e estão presentes em diversas culturas.

Nos encontros, há uma estrutura de som para chamar a atenção, tocar músicas e interagir com a comunidade, que é convidada a assistir uma cena teatral com uso das pernas de pau, retratando crianças que conversam sobre a existência ou não de gigantes. “Na cena, os personagens conseguem aumentar sua estatura e tornam-se gigantes. O mote é mostrar às pessoas, principalmente às crianças, que é possível se agigantar não só fisicamente, mas no sentido de evoluir em todos os sentidos, com a ideia de ampliar as visões sobre o mundo, da superação, falando sobre ter coragem e força diante das situações difíceis”, destacou.

Depois da abordagem inicial, os moradores são convidados a participar de brincadeiras e subir nas pernas de pau, aprendendo a utilizar este instrumento de forma divertida e dinâmica.

Ainda de acordo com o produtor, que desde 2006 atua com pernas de pau, e faz ações e espetáculos em Londrina, cada comunidade atendida pelo projeto ganhará de presente um par de pernas de pau. “É uma forma de agradecimento pelo acolhimento e serve como incentivo e inspiração para que brincadeiras como esta possam continuar nesses locais. Queremos deixar a eles uma boa memória e uma alternativa de diversão para quem se interessar em continuar brincando com isso. Toda a comunidade é bem-vinda a interagir conosco”, completou.

Confira a agenda

16 de julho – União da Vitória – Instituto União para a Vitória – 14h

18 de julho – Vista Bela – Ao lado do campinho de grama sintética (próximo ao Mercado Guedes) – 15h

20 de julho – Avelino Vieira – praça próximo ao Ciranda da Cultura – 15h

21 de julho – Jardim Igapó- Praça Pedro Pezzarini – 15h

Data e horário a definir – Assentamento Elli Vive (Lerroville)

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o proponente e coordenador do projeto “Encontro de Gigantes”, Thunay Tartari – telefone com o N.Com: 3372-4465

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos