Cidadão

Agricultura promove Curso de Orientação para Manipuladores de Alimentos

Para o mês de agosto todas as vagas já foram preenchidas; contudo, para setembro, as inscrições estão abertas

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) irá promover, nos dias 20, 21 e 22 de agosto, das 14h às 17h, o curso de Orientação para Manipuladores de Alimentos. Este curso é realizado mensalmente e ocorre desde 1997. As aulas são executadas no Centro de Educação Ambiental (CEA), auditório da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), localizado na Rua da Natureza, 155, dentro do Parque Arthur Thomas, no Jardim Piza.

Para o mês de agosto todas as vagas já foram preenchidas. A formação da próxima turma está prevista para os dias 3, 4 e 5 de setembro. Foram disponibilizadas, ao todo, 45 vagas. As inscrições podem ser efetuadas através do telefone 3372-4789, pelo e-mail mariainez.lima@londrina.pr.gov.br ou, pessoalmente, na Secretaria de Agricultura.

Com uma carga horária total de nove horas o curso emite certificado caso seja concluído, integralmente, pelo participante. As aulas, ministradas pela economista doméstica da SMAA, Maria Inez Passini, são direcionadas para profissionais da cozinha, porém interessados em aprender novas técnicas culinárias para uso doméstico também podem participar. A idade mínima necessária é de 18 anos. O objetivo é ensinar, didaticamente, boas práticas de preparação de alimentos, excluindo os riscos de contaminação e adequando refeições para o devido consumo.

No primeiro dia os participantes aprendem sobre como ocorre a contaminação dos alimentos, já no segundo são informados sobre as boas práticas do manipulador e do ambiente, enquanto no terceiro o tema é boas práticas da matéria-prima.

De acordo com a ministrante, Maria Inez, o curso é imprescindível para a segurança alimentar. “Os manipuladores de alimentos precisam trabalhar de acordo com as boas práticas exigidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Desse modo os consumidores possuem mais segurança na compra de seus produtos finais. É uma garantia de saúde e satisfação”, disse.

O curso possui convênio da Vigilância Sanitária e é uma exigência da Lei Municipal nº 6793, de outubro de 1996, que determina a obrigatoriedade do treinamento em higiene de alimentos para todos os trabalhadores que atuam em quaisquer fases da cadeia alimentar, desde a produção até o consumo.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, com Karine Gerber de Azevedo, através do número (43) 3372-4792 ou (43) 3372-4793 e com a economista doméstica da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Maria Inez Passini, pelo número (43) 3372-4789.

Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos