Planejamento divulga Caderno do Censo Agropecuário 2017
Material reúne dados sobre temas pertinentes ao setor no município e pode ser consultado pela internet

A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT) da Prefeitura de Londrina publicou, nesta semana, o Caderno do Censo Agropecuário de 2017, elaborado pela Gerência de Pesquisas e Informações. O intuito do material é exibir o panorama dos principais aspectos do agronegócio, tanto em Londrina como no Paraná. O Caderno está disponível para acesso no site https://bit.ly/2Uxz8fS.
A pesquisa buscou identificar a dinâmica dos meios produtivos, do uso da terra e das relações de ocupação e trabalho, interpretando a variação das quantidades produzidas e dos números de estabelecimentos em cada atividade do agronegócio.
O conteúdo do material é dividido em 12 temas, reunindo gráficos e tabelas sobre a agroindústria rural, as características dos estabelecimentos e dos produtores agropecuários, o perfil do pessoal ocupado com a atividade rural e as origens e finalidades de financiamento e obtenção de recursos que movimentam o setor. Também há dados sobre a pecuária, a horticultura, o cultivo de florestas, a apicultura, a aquicultura (criação de peixes e crustáceos) e a produção vegetal.
Para a realização do trabalho, foram utilizados dados obtidos a partir dos resultados preliminares do Censo Agropecuário 2017, divulgados pelo IBGE, fazendo um comparativo com os dados do Censo Agropecuário 2006 no que foi possível. “Os dados oficiais ainda estão sob análise, mas com base nas informações já divulgadas constatamos uma diminuição tanto na área de uso quanto no número de estabelecimentos, e observamos uma concentração da atividade produtiva”, relatou o gerente de Pesquisa e Informações da SMPOT, Alexander Korgut.
O gerente ressaltou que a maior presença de agricultura familiar do que do trabalho terceirizado não prejudica o rendimento do município no setor, pois este grupo produz com finalidade à comercialização. As culturas mais significativas em Londrina são a de soja e trigo e pelo menos 60% dos proprietários de terra contam com o trabalho de pessoas com as quais possuem algum grau de parentesco.
Korgut avaliou a importância da divulgação do Caderno. “Nós pretendemos fomentar um debate em torno deste assunto pois trata-se de uma atividade que contribui com o PIB do município de forma considerável. Depois que sair o censo oficial haverá uma revisão e reformulação do material, então esperamos contar com a contribuição de técnicos que possam nos ajudar a aperfeiçoá-lo”, finalizou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com gerente de Pesquisa e Informações da SMPOT, Alexander Korgut, pelo telefone 3372-4450.
Texto: Jenifer de Paula sob supervisão dos jornalistas do N.Com