Economia Solidária comemora 14 anos na quarta-feira
Programa criado em 2005 é baseado nos princípios de cooperação, autogestão, ação econômica e solidariedade

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) irá promover uma comemoração pelo aniversário de 14 anos do Programa Municipal de Economia Solidária (ECOSOL) na próxima quarta-feira (21), às 10 horas. O evento será aberto à comunidade e acontecerá no Centro Público, localizado na Rua Rio de Janeiro, 1.278, esquina com a Avenida JK.
A secretária da pasta, Jacqueline Marçal Micali, autoridades do município e grupos envolvidos no programa, estarão presentes para falar sobre a história do ECOSOL nesses 14 anos e apresentar para a comunidade o trabalho que vem sendo realizado. Haverá bolo e sorteio de diversos produtos que são comercializados pelos grupos, como materiais de artesanato, confecção, tapetes, entre outros.
O gerente de Inclusão Produtiva da SMAS, Rodrigo Zambon, ressaltou que o programa é sólido e serve de referência para outros municípios. “O trabalho é um marco para a cidade, pois se trata de um programa coordenado pela Assistência Social e que conta também com a participação de outras secretarias, sendo uma porta de saída para gerar trabalho e renda”, afirmou.
Atualmente, o programa é composto por 42 empreendimentos econômicos solidários e envolve 98 pessoas, atuando nas áreas de vestuário, souvenir, artesanato, alimentação, brinquedos pedagógicos, decoração, entre outros.
ECOSOL – O Programa Municipal de Economia Solidária foi implantado em 2005, criado pela lei municipal nº 10.523 de 28 de agosto de 2008 e regulamentado pelo Decreto nº 1052 de 23 de dezembro de 2008. Constitui-se como uma ação intersetorial da Prefeitura de Londrina, coordenado pela Gerência de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a instituição Pequena Missão para Surdos, e conta com a participação de diversas outras áreas como Ambiente, Educação, Idoso, Mulher, Saúde, Cultura, entre outras.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o gerente de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social, Rodrigo Zambon, pelo telefone 3378-0577.
Texto: Jenifer de Paula sob supervisão dos jornalistas do N.Com