Economia Solidária comemora 14 anos na quarta-feira
Há 14 anos, o programa estimula a criação de grupos baseados nos princípios de cooperação, autogestão, ação econômica e solidariedade

Para comemorar o aniversário de 14 anos do Programa Municipal de Economia Solidária (ECOSOL), nesta quarta-feira (21), às 10 horas, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) fará uma solenidade no Centro Público, localizado na Rua Rio de Janeiro, 1.278, esquina com a Avenida Juscelino Kubitscheck.
Todos estão convidados para a festa, que é aberta ao público. Haverá bolo e sorteio de diversos produtos feitos pelos participantes, como artesanatos, elementos para decoração, roupas, enfeites, tapetes, brinquedos, bolachas e chocolates, entre outros. Estarão presentes os participantes dos grupos que integram o programa, a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali e autoridades do município.
De acordo com o gerente de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social, Rodrigo Zambon, a expectativa é que em torno de 50 pessoas participem da confraternização. O objetivo é celebrar o andamento e o fortalecimento do projeto durante o decorrer dos anos. Isso porque, ele oferece uma opção a mais de produtos para os londrinenses e oportuniza um espaço de comercialização para os empreendedores solidários. O foco principal do programa é apoiar as iniciativas coletivas de geração de trabalho e renda, unindo um conjunto de atividades econômicas, que vão desde a produção, distribuição, consumo até as finanças.
Os trabalhadores envolvidos fazem a autogestão de seus negócios e cooperam entre si. Dessa maneira, é possível adentrar no mercado de trabalho, colocando em prática habilidades pessoais que, muitas vezes, estavam esquecidas.
Há cerca de 300 produtos que variam entre R$ 5,00 a R$ 150,00. Eles podem ser adquiridos de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Avenida Rio de Janeiro, 1.278. Atualmente, compõem o programa 38 empreendimentos econômicos solidários, que somam a participação de 98 pessoas, atuando nas áreas de vestuário, souvenir, artesanato, decoração, alimentação, brinquedos pedagógicos, entre outros.
ECOSOL – O Programa Municipal de Economia Solidária foi implantado em 2005, criado pela lei municipal nº 10.523 de 28 de agosto de 2008 e regulamentado pelo Decreto nº 1052 de 23 de dezembro de 2008. Constitui-se como uma ação intersetorial da Prefeitura de Londrina, coordenado pela Gerência de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a instituição Pequena Missão para Surdos, e conta com a participação de diversas outras áreas como Ambiente, Educação, Idoso, Mulher, Saúde, Cultura, entre outras.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o gerente de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de Assistência Social, Rodrigo Zambon, pelo telefone 3378-0577.