Inovações tecnológicas são apresentadas a estudantes e educadores
Atividades promovem o contato com aparelhos inovadores que possibilitam novas formas de aprendizagem
Com a constante evolução da tecnologia e a necessidade de adaptá-las ao ensino, a Secretaria Municipal de Educação (SME) irá realizar oficinas gratuitas nas quais alunos e professores poderão participar, com o intuito de aproximá-los de ferramentas que prometem ampliar a qualidade do trabalho em sala de aula. As atividades serão realizadas nesta quinta (22) e sexta-feira (23), no Parque de Exposições Governador Ney Braga, na Avenida Tiradentes, 6.275, Cilo II.
Amanhã (22), às 9h30, terá uma oficina de Inclusão Digital na Educação, conduzida pelo representante da empresa Blink de Curitiba, Anderson Wanderci. Ele irá apresentar e ensinar as crianças a utilizar uma mesa digital educativa, que conta com diversos aplicativos relacionados aos conteúdos didáticos contemplados na matriz curricular de ensino, como português, matemática, história e geografia, além de atividades de coordenação motora que também atende crianças com deficiência. A oficina é limitada a 30 participantes.
Para os professores, haverá uma oficina de Impressão 3D, também na quinta (22), às 8h30, onde o empresário e professor Marcelo Amado, de São Paulo, irá ensinar como elaborar um protótipo digital, a utilização do software e a criação do objeto 3D a partir da imagem. No dia seguinte (23), às 8h30, ele ministrará, ainda, uma oficina sobre fundamentos e utilização do corte a laser, explicando como se faz a vetorização de um desenho e como realizar o corte, que pode ser feito em qualquer superfície plana. Essas atividades serão abertas, sem necessidade de inscrição.
Segundo o ministrante, o papel do uso dessas tecnologias na educação é de materializar o conhecimento dos alunos. “Um professor de geografia, por exemplo, pode imprimir um mapa ou um relevo em 3D; um professor de biologia pode reproduzir um osso, uma célula ou um órgão. São várias as possibilidades dentro do que chamamos de Educação 4.0, que está atrelada à quarta revolução industrial e já é realidade nos dias de hoje”, afirmou Marcelo.
No início deste mês, o prefeito Marcelo Belinati assinou um termo de cooperação que prevê a instalação de uma unidade do Programa Espaço 4.0 em Londrina. O programa é desenvolvido pelo governo federal e visa capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social, qualificando-os para áreas de trabalho ligadas à tecnologia. Por conta disso, o município irá receber vários aparelhos de ponta, dentre eles impressoras 3D.
A profissional da Gerência de Apoio Pedagógico da SME, Andrea Militão, ressaltou a importância da interação dos educadores com a temática. “Essas oficinas são uma grande oportunidade para os professores estarem colocando em prática o que eles apenas imaginam ou veem em vídeos. Ao conhecer os equipamentos de perto torna-se mais fácil entender o propósito dessas tecnologias e aprender como utilizá-las, ampliando ainda mais suas capacidades”, afirmou.
As atividades integram a programação do evento Londrina Mais, que acontece entre os dias 22 e 24 de agosto. Serão realizadas exposições de projetos, palestras, oficinas e atividades interativas, abrangendo professores, alunos e toda a comunidade. A iniciativa é organizada pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Educação.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, pelo telefone 3375-0022.
Texto: Jenifer de Paula sob supervisão dos jornalistas do N.Com




