Comissão aprende técnicas de planejamento de projetos
Método alemão foi criado para a confecção de projetos orientados por objetivos; intenção é trabalhar os direitos das crianças com base nas abordagens

Na tarde de ontem (21), 14 membros da Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação do Programa Prefeito Amigo da Criança (CMAA-PPAC) participaram do segundo encontro sobre o método de planejamento de projetos orientado por objetivos, ZOPP. A finalidade da ação é aprimorar o trabalho que vem sendo realizado em prol das políticas públicas de atendimento a crianças e adolescentes.
O curso foi ministrado pela secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, que é administradora por formação e tem mestrado profissional em Economia e especialização em Gestão de Pessoas, pela Universidade de Brasília (UNB). Ela abordou as técnicas criadas pela Cooperação Técnica Alemã, há 25 anos, e avançou no ensino das técnicas para os servidores das secretarias municipais, como da saúde, educação e assistência social.
A intenção é que, divididos em grupos, os servidores consigam identificar dentro dos 37 problemas apresentados ao Programa da Abrinq, quais são, de fato, os problemas, as metas e os objetivos que a Prefeitura quer alcançar na área da garantia dos direitos dos menores de 18 anos.
Para a coordenadora de informações da CMAA, Renata Vieira Duarte, a iniciativa, além de ajudar na elaboração das metas a serem cumpridas pelo poder público, também serve para a resolução de problemas para a vida. “Está sendo um aprendizado muito importante para o crescimento profissional e pessoal. Temos avançado nos ajustes de acordo com a proposta do Programa Prefeito Amigo da Criança, e ontem conseguimos definir melhor, identificar e priorizar os problemas para serem resolvidos nos anos restantes da vigência do programa”, explicou.
A adequação à metodologia do programa é necessária para que o município consiga identificar de maneira clara o que pode ser implementado para melhorar o atendimento às crianças e aos adolescentes. Além disso, é possível mensurar com maior clareza quais são as fontes de recursos financeiros destinadas a este público e onde se faz necessária uma alocação maior.
Encerramento – O curso da metodologia ZOPP será encerrado na próxima quarta-feira (28), a partir das 14 horas, na sala 26, do 2° andar do campus da PUC Londrina, que fica na Avenida Jockei Club, 485. Com os conhecimentos obtidos nas atividades, o grupo poderá repensar as estratégias efetuadas em Londrina e aprimorá-las. Assim, a expectativa é que elas estejam finalizadas até o início de setembro, quando um técnico da Abrinq visitará a cidade para analisar o que vem sendo feito e o que pode ser melhorado.
Este método é fundamental para as fases de identificação, planejamento e gerenciamento de projetos e tem sido utilizado por órgãos de cooperação da Alemanha e instituições internacionais, como o Banco Mundial e a Comissão Europeia. Por ser abrangente, pode interagir com várias técnicas de gerenciamento e monitoramento de projetos.
O Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) surgiu para ajudar na mobilização e apoio técnico direcionados à implementação de ações e políticas públicas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, de acordo com o disposto na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para isso, este instrumento estimula o fortalecimento das organizações que atuam com o público-alvo; incentiva a participação social; a transparência e a articulação das iniciativas promovidas pelos Municípios e pela sociedade civil.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora de informações da CMAA, Renata Vieira Duarte, pelo 99992-9190 e com a secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, pelo 3372-4421 ou 3372-4041.