Cidadão

Fotolivro será lançado em Londrina e São Paulo

Material produzido na Bélgica contou com patrocínio do PROMIC, lançamento em Londrina será na próxima sexta-feira (31)

Londrina e São Paulo recebem nos próximos dias o lançamento do fotolivro, The Best of Mr. Chao, do fotógrafo londrinense Guilherme Gerais. A obra, que foi produzida durante o mestrado do autor na Royal School of Arths, em Ghent, na Bélgica, entre os anos de 2016 e 2018, é uma publicação da editora Madalena e possui patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Em São Paulo o livro será lançado neste sábado (24), às 17h, durante o evento SP-Arte/Foto, no Shopping Iguatemi. Já em Londrina a estreia ocorre no Sesc Cadeião, na próxima sexta-feira (30), às 19h30. Em ambos locais os eventos serão gratuitos e abertos ao público. O Shopping Iguatemi fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.232, no Jardim Paulistano, bairro da capital paulista, enquanto o Sesc Cadeião está localizado na Rua Sergipe, 52, no centro de Londrina.

O evento de lançamento da cidade norte paranaense ainda contará com um bate-papo entre o autor da obra, Guilherme Gerais, e os participantes. Já o valor promocional do livro será de R$ 75,00. Em São Paulo este dado não foi confirmado.

The Best of Mr. Chao retrata, em 174 páginas ou 78 imagens, objetos tecnológicos produzidos pelo próprio autor que refletem a relação da natureza com os avanços da modernidade. Entre as fotografias estão formigas robóticas, um peixe mecânico, um óculos de realidade virtual e um misturador de café.

Foto: Divulgação

Segundo Gerais o livro foi desenvolvido a partir de uma seleção cultural e científica. “Tem duas coisas que acho importante destacar. Uma delas é o patrocínio do PROMIC, uma política publica cultural de sucesso na cidade. É um exemplo até para outros municípios. A própria Bélgica, por ser um país que investe estrategicamente em cultura e ciência, surge como parâmetro para isso. Já o livro trabalha com uma forte expressão relacionada à ciência e à tecnologia. A obra apresenta para o observador uma outra visão de futuro que se aproxima da coexistência entre seres humanos, insetos, tecnologia e natureza. Para as pessoas que não conhecem nada do trabalho é possível ter um raciocínio sobre essas duas coisas”, contou.

Diagramação tecnológica – A obra possui um conceito peculiar em grande parte de sua produção: a influência da tecnologia. As fotografias, por exemplo, foram estruturadas por meio de um software de reconhecimento de imagem, o qual determinou toda sequência do livro.

A parte escrita, por sua vez, foi originada através de poesias computáveis de três a quatro palavras produzidas pela designer da obra, Mariana Lobão. Esta poesia é efetuada por meio de algoritmos computadorizados que selecionam, aleatoriamente, sentenças harmoniosas e rítmicas para cada foto.

A produção da obra ainda contou com estudos em quatro universidades belgas: Universitè Libre e Artificial Inteligence Lab, localizadas na cidade de Bruxelas; Ku Leuven, em Leuven; e Ghent University, em Ghent. Já o projeto gráfico foi feito na cidade de Arnhem, na Alemanha, na Escola Werkplaats.

De acordo com Gerais o livro foi concebido por meio de três conceitos científicos. “O grupo de fotos da obra possui três vertentes que me baseei. A primeira se deve aos estudos que fiz em diversos laboratórios, a segunda às fotos que recriei a partir de imagens científicas que me inspiravam e a terceira às fotos que imaginei a partir de conceitos tecnológicos como a internet, a impressão 3D e a realidade aumentada”, explicou. “Já Mr. Chao é um futurologista virtual inventado por mim, que representa o conceito geral da obra”, completou.

Exposição – No Sesc Cadeião está ocorrendo, desde o dia 13 de junho, a exposição The Best Of Mr Chao – Uma Coleção de um Futurologista, a qual retrata 57 imagens presentes no livro. Este evento, que é uma prévia do conceito geral da obra, ficará disponível até o dia 8 de setembro.

Premiação – Como premiação o livro foi finalista do Unseen Dummy Award 2018, um dos mais renomados festivais que coroam projetos de fotolivros de todo o mundo. O evento acontece, anualmente, em Amsterdam, na Holanda.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assessora de imprensa do projeto, Mayhara Nogueira, através do telefone (43) 9 9874-9533.

Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com, com informações da assessoria de imprensa.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos