Cidadão

Mais de dez mil pessoas conferiram o Londrina Mais no fim de semana

Evento da Prefeitura de Londrina reuniu professores, famílias, alunos e entidades para falar sobre educação e sustentabilidade

A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou, nesta terça-feira (27), o balanço do Londrina Mais, realizado nos dias 22 a 24 de agosto no Parque de Exposições Governador Ney Braga. Considerado como o maior evento educacional da região sul do país, esta terceira edição do Londrina Mais abordou a Sustentabilidade em diversas frentes, durante a sua vasta programação voltada a professores, estudantes, familiares e comunidade em geral.

Das 120 escolas da rede municipal, 110 expuseram no evento os trabalhos pedagógicos que foram desenvolvidos no decorrer do primeiro semestre. Todos os professores do Município estiveram presentes, participando das atividades formativas, além de representantes e profissionais das secretarias de Educação de outras vinte cidades próximas.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, ao final desta edição a sensação da equipe envolvida é de dever cumprido. “O evento tem apenas três anos de existência, e nessa edição recebemos muitos elogios. Outros municípios participaram, tivemos palestrantes de cursos e oficinas vindos de vários estados, e a avaliação que nos passaram foi de que este é um dos poucos eventos no país que abrange um público tão amplo para tratar de educação. Professores, alunos, família e comunidade compareceram, mostramos o que temos feito no dia a dia das escolas, e nos reunimos para pensar em como avançar ainda mais”, detalhou.

Maria Tereza adiantou que a próxima edição começa a ser planejada em breve. “A ideia é que em 2020 seja ainda melhor, com cada vez mais alunos participando. E o tema vamos decidir nos próximos dias, com os professores da rede”, contou.

Mais de 10 mil pessoas compareceram no Londrina Mais, visitando os estandes ou participando das atividades oferecidas, de acordo com os organizadores. Foram realizadas 17 palestras e 24 oficinas, abertas para o público em geral. Três universidades estiveram presentes, e 10 das 54 entidades conveniadas à SME expuseram seus trabalhos.

Segundo a responsável pelos Projetos Pedagógicos da SME, Carla Cordeiro, o planejamento do 3º Londrina Mais iniciou no final de 2018. “A realização é conduzida pela Gerência de Formação Continuada, mas contamos com o envolvimento de toda a Educação, mais entidades e outras secretarias municipais como parceiras”, citou.

Ao definir quais ações vão compor o Londrina Mais, Carla explicou que o critério é ter um cunho educacional. “Desde a programação às parcerias, tudo é relacionado à educação e tem um viés pedagógico. E é isso que queremos manter para as próximas edições, agregar em um mesmo local várias iniciativas relacionadas com a educação”, enfatizou.

Dentro da grade do Londrina Mais, houve o lançamento dos livros “Contação de Histórias do Norte do Paraná”, “Causos da Terra Roxa” e “Narrativas da Terra Indígena do Apucaraninha”, desenvolvidos por professores e alunos do Projeto Contação de Histórias do Norte do Paraná. Teve também a Feira de Empreendedorismo, com alunos participantes do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), parceria da SME com o SEBRAE.

As secretarias municipais de Políticas para as Mulheres (SMPM) e de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), participaram do evento com estandes de projetos próprios. E a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) lançou o concurso cultural “A faixa é para todos. Olhe e Sinalize”, voltada aos estudantes do 4º e 5º ano, da rede municipal e particular de ensino. O concurso cultural busca estimular a reflexão e a criatividade, por meio da produção de textos relacionados ao uso da faixa de pedestres.

A responsável pelos Projetos Pedagógicos da SME também afirmou que o evento superou as expectativas. “Nosso enfoque principal é levar, para a comunidade, a qualidade do ensino da rede municipal. Ao mesmo tempo, propiciar a troca de experiências entre as escolas, com alunos e professores conferindo o que acontece nas demais unidades. Cada expositor contribuiu mostrando sua atuação dentro do tema Sustentabilidade, começando com as turmas de berçário. Então podemos dizer que foi um evento muito abrangente, de muita interação e troca de conhecimento”, finalizou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, no 3375-0022.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos