Defesa Social divulga atendimentos realizados pela Guarda Municipal na última semana
No período de 26 de agosto a 1 de setembro, foram 107 registros de atendimentos pela central 153 e boletins de ocorrência

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulga os principais atendimentos feitos pela Guarda Municipal de Londrina na última semana, entre 26 de agosto e 1 de setembro. No total, foram 107 registros, entre atendimentos e boletins de ocorrência pela central 153. Desta quantidade, apoio em próprios públicos, aos demais órgãos e aos cidadãos somaram 44 ocorrências. Atendimento, patrulhamento e apoio em Escolas Municipais e creches corresponderam a 12 registros.Outras 6 constatações referem-se a crimes ambientais.
Ocorrências da Patrulha Maria da Penha, que atende e protege as vítimas de violência, somaram 6 atendimentos. Casos de perturbação do sossego e ordem pública, e fiscalização da lei seca municipal contabilizaram 13 registros. Animais de grande porte na via tiveram 8 ocorrências registradas. O principal objetivo da Guarda Municipal de Londrina é atender a população e os próprios da Prefeitura de forma preventiva e comunitária em toda extensão do município.
Ocorrências de maior vulto
A fim de garantir mais segurança para os servidores e usuários dos serviços, a instituição intensificou o patrulhamento em todas as unidades de saúde do município. Ao todo, foram 261 registros de patrulhamento e pontos base (PB’s) em Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal.
Na tarde de sexta-feira (30), uma equipe do Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM), em patrulhamento pela Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marina Saboia Nascimento, região sul, abordou um rapaz menor de idade em atitude suspeita. Com ele, foram localizados 3 pacotes de maconha em sua cintura, totalizando 56 porções. Ele também estava com R$ 210,00 em dinheiro trocado. Diante do fato, ele foi encaminhado à delegacia.
A Secretaria Municipal de Defesa Social intensificou o patrulhamento na região sul da cidade por conta de alguns furtos que aconteceram na Escola Municipal Zumbi dos Palmares e CMEI Marina Saboia Nascimento. A GM teve que fazer um remanejamento das câmeras de segurança na escola e promover a instalação de dois equipamentos neste CMEI.
Após as medidas preventivas tomadas pela GM, a central de monitoramento flagrou, através das câmeras de segurança, na tarde de sábado (31/8), cinco crianças e adolescentes que estavam dentro da creche tentando quebrar as câmeras. Imediatamente, a viatura da área foi até o local, porém não localizou os suspeitos. As imagens possibilitaram a identificação dos meninos. Informações apontam que são ex-alunos da creche e filhos de uma pessoa que pertenceu à presidência do conselho do estabelecimento. Providências junto ao conselho tutelar, por parte da instituição e da direção dos próprios públicos, estão sendo tomadas.
A Guarda Municipal trabalha 24 horas por dia, todos os dias. O atendimento é feito pelos telefones 153 e 199, da Defesa Civil. Em caso de necessidade ou visualizar alguma situação suspeita, denuncie.
Atribuição legal
De acordo com a lei federal 13.022 de 2014, referente ao estatuto geral das guardas municipais do Brasil, são os princípios mínimos de atuação: a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município; o patrulhamento preventivo e o compromisso com a evolução social da comunidade; a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; e a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, das instituições de segurança pública.
Texto e foto: Bruno Amaral/Defesa Social