Semana da Pátria 2019 tem segundo dia de comemoração
O evento contou com a presença da secretária de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura

O segundo dia de comemorações, referente à Semana da Pátria 2019, ocorreu nesta terça-feira (3), às 9h, novamente no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto. O evento, que celebra os 197 anos de Independência do Brasil, é uma ação realizada pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com as forças de segurança e sociedade civil organizada.

As atividades executadas nesta manhã (3) foram: o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Londrina e o canto do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Independência do Brasil.
Ao todo foram hasteadas seis bandeiras, três à frente da Prefeitura de Londrina e outras três à frente da Câmara Municipal. Na Prefeitura ficaram encarregados por erguer as flâmulas, o soldado Sotero, da Companhia da Polícia de Choque, a professora Carolina Marandola, da Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães e a professora Valmirane Gonçalves, da Secretaria Municipal de Educação. Todos foram acompanhados por alunos do Ensino Infantil, da Escola Municipal Maria Carmelita. Já na Câmara Municipal, o hasteamento foi feito por policiais da 4º Companhia Independente da Polícia Militar.

De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura, que estava presente e foi responsável por realizar um pronunciamento no evento, disse que um dos objetivos da Semana da Pátria é a luta por uma sociedade mais justa entre homens e mulheres. “A Semana da Pátria é um importante momento cívico para que nós possamos refletir sobre temas significativos que afetam nosso cotidiano, como o tema da mulher e o enfrentamento da violência contra a mulher. Estes momentos cívicos servem para que possamos fazer reflexões e buscar o país que nós queremos. Uma pátria com igualdade de direitos para homens e mulheres. Uma pátria sem violência contra a mulher. Uma pátria para todos e todas. Juntas somos mais fortes”, relatou.
Compareceram na solenidade, além da secretária e da Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães, o 5º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, chefiado pelo Major Nelson Villa Júnior, a 4º Companhia Independente da Polícia Militar do Paraná, sob comando do Major Marcos Antônio Tordoro, representado pelo Capitão Ricardo Eguedis, o ouvidor geral do município, Alexandre Sanches, servidores municipais e representantes da Guarda Municipal de Londrina.

Segundo Eguedis, o evento é uma maneira de despertar o civismo para as futuras gerações. “A Semana da Pátria é a semana mais importante para a nação brasileira. É onde a gente tem o civismo colocado à prova. Para isso há a necessidade de termos um Estado forte, uma nação unida. Os valores dos brasileiros devem ser exaltados nesta semana. E, talvez, o mais importante é que consigamos trazer crianças e jovens para terem exemplos do que é o nosso governo. O que é, na prática, o país-nação. Não só relembrar a importância da pátria, mas também levar esse exemplo positivo para as próximas gerações”, contou.
Programação – A Semana da Pátria continua pelos próximos quatro dias (4, 5, 6 e 7) com suas atividades. Nesta quarta-feira (4), os alunos das escolas municipais da Vila Brasil, Maria Carmelita, Maestro Andrea Nuzzi e o 3º Grupamento de Bombeiros devem participar da solenidade.
A Semana da Pátria encerra com o Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro, que acontecerá no sábado a partir das 9 horas, com concentração na Avenida Dom Geraldo Fernandes (Leste/Oeste). Mais de 5 mil pessoas se inscreveram para participar, entre unidades escolares, Organizações Não Governamentais (ONGs), instituições, grupos da sociedade civil organizada e forças de segurança. A previsão é que 15 mil pessoas estejam envolvidas no desfile, assistindo ou participando ativamente.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a Assessora Pedagógica e coordenadora da semana e do desfile cívico, Carla Cordeiro, através do número 3375-0113.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com