Secretaria de Educação dá início ao ciclo de palestra dos colegiados escolares - Blog Londrina
Cidadão

Secretaria de Educação dá início ao ciclo de palestra dos colegiados escolares

Intenção é unir a comunidade com a escola para debater assuntos atuais, que estão presentes no cotidiano dos alunos

Nesta segunda-feira, das 19h às 21h, a Secretaria Municipal de Educação dará início ao Ciclo de Palestra dos Colegiados Escolares. A primeira atividade será o debate sobre “Como identificar sinais que conduzem a casos de suicídio de crianças e adolescentes”, no auditório do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, que fica na Rua Benjamin Constant, 800, ao lado do Terminal Urbano.

A palestra será ministrada pelo integrante do Centro de Valorização da Vida em Londrina, Aparecido Carlos Bertrami, que realiza trabalho de apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar.

De acordo com a gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Perez Barbosa, a ideia é que os pais, familiares, amigos, professores e funcionários do CMEI participem do encontro. Isso porque, o objetivo é aproximar a comunidade do ambiente escolar, a fim de garantir um ensino com debates e discussões relevantes para o dia a dia das crianças.

“Trouxemos esse tema, por causa do setembro amarelo, que visa prevenir os casos de suicídio, e para que os pais, a comunidade e os educadores possam entender mais sobre esse contexto e identificá-lo dentro do ambiente escolar e familiar”, disse Viviane.

Com o ciclo de palestras, a SME espera que a comunidade discuta e aprenda mais sobre pontos que estão presentes no cotidiano das crianças, que são pertinentes à família e à escola e são atuais.

Para isso, a SME realizará outras duas palestras. No dia 16 de setembro, das 19h às 21h, será abordado o assunto: “A importância da família: como posso ajudar no processo de ensino?”. As ministrantes serão a pedagoga e especialista em Psicopedagogia na Instituição Escolar e em Gestão Escolar, e profissional do Apoio Pedagógico de Matemática na rede municipal de educação, Eliane Sborgi Lovo e a professora e coordenadora de projeto da SME, Rafaeli Constantino Peres.

As profissionais da Secretaria de Educação pretendem apresentar aos pais e familiares dos alunos mais informações sobre como eles podem ajudar as crianças a estudarem em casa e assim absorverem mais o conteúdo repassado nas salas de aula.

Por fim, a última palestra do ciclo será sobre “Como desenvolver vínculos afetivos sem perder de vista os limites”, com Associação Regional do Movimento Amor Exigente, Mário Furtado. Ela acontecerá no dia 23 de setembro, das 19h às 21h, no CMEI Valéria Veronesi. A intenção é que a comunidade perceba a importância do estabelecimento e fortalecimento dos vínculos para o estímulo à aprendizagem e do estabelecimento de limites da forma mais adequada possível.

Isso porque, tanto vínculo afetivo quanto os limites auxiliam no desenvolvimento saudável da criança, pois faz com que ela conviva com regras claras, que mostrem como deve agir e quais serão as consequências de sua conduta. Assim, mais tarde, ela saberá conviver com as normas, que são imprescindíveis para a vida em sociedade.

Para participar é preciso se inscrever pela Escola de Governo, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Prefeitura. A inscrição é gratuita. O auditório do CMEI comporta até 150 pessoas e ainda há vagas para os interessados em participar das palestras.

Para a imprensa: Outras informações podem ser obtidas com Viviane Perez Barbosa, pelo 3375-0113.
Texto: Ana Paula Hedler

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal