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Procon diminiu espera no atendimento ao público

A média de tempo de espera caiu de uma hora e quinze para 25 minutos; a meta é chegar ao tempo médio de 10 minutos


03e66aac50f7e3dd907457695b91fc41O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) fez um levantamento que indicou a significante queda no tempo de espera para atendimento ao público. Segundo o coordenador, Marco Cito, o núcleo vem adotando novas posturas e estratégias que refletem na melhoria e eficiência do trabalho.
De acordo com  Cito, a média de tempo de espera caiu de uma hora e quinze para 25 minutos. “Definimos os problemas como os horários de pico, e estudamos uma forma de distribuir melhor o atendimento, anulando a sobrecarga em alguns momentos do expediente, que resultou nessa boa estatística”, comemorou o coordenador.
Uma das estratégias do coordenador foi a ampliação do horário de atendimento para o período integral. Desde o dia 13 de julho, o órgão atende ao público das 8h30 às 17h30. “Ampliando o horário de atendimento podemos dar mais opções ao consumidor que se via impossibilitado de procurar o Procon, pois só atendíamos no período da tarde”, comentou.
Cito ressaltou o apoio e a liberdade que recebeu do prefeito Barbosa Neto quando aceitou a proposta para coordenar o Procon. “Junto com o prefeito, consegui dobrar o número de colaboradores, além de conseguir trazer outros servidores para o órgão. Graças a isso, além de atendermos melhor, podemos oferecer outros serviços à população”, ressaltou o coordenador, lembrando do recém criado Setor de Pesquisas.
Além das pesquisas e da agilidade no atendimento, a ampliação do quadro de funcionários e a determinação de novas funções possibilitou o despacho administrativo, função do também criado departamento jurídico, que virá a formar o Cadastro Anual de Reclamações Fundamentadas. “Todas as mudanças foram focadas na melhoria do serviço que o órgão oferece e tem de oferecer. Temos um atendimento muito mais rápido e de qualidade. Além disso, priorizamos a informação ao público de todas as formas possíveis, com as pesquisas, notícias sobre a legislação vigente e o futuro cadastro”, informou.  
O coordenador lembrou que o novo horário também resultou no aumento de atendimentos diários sem contudo aumentar a espera. “Nos 10 primeiros dias de atendimento em período integral, atendemos mais de mil pessoas”. No ano de 2008 foram feitos próximos de 68 mil atendimentos, para 2009 a expectativa é que os números cheguem a 100 mil.
Para o coordenador, uma medida importante que influi na qualidade do atendimento são os treinamentos mensais realizados pelo órgão. “Em cada treinamento discutimos a legislação e suas mudanças, levantamos as dificuldades de cada colaborador e realizamos palestras que preparam os atendentes para o trabalho”, explicou Cito.
A meta do coordenador é chegar à média de 10 minutos de espera para atendimento. “Ainda temos muito que fazer pelo órgão, mas acredito que o consumidor percebeu a diferença nesses quatro meses de nova administração. A meta dos 10 minutos de espera será alcançada, assim como outros objetivos que propomos para servir cada vez melhor nosso público”, completou.
O Procon Londrina está localizado na Rua Mato Grosso, 299, no centro. O órgão atende a população de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Mais informações pelo número 151, pelo email procon@londrina.pr.gov.br, ou na  página oficial www.londrina.pr.gov.br/procon.
(Londrina, 17 de setembro de 2009)
Foto: Luiz Jacobs

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