Educação promove palestras para pais
Em uma delas, os participantes vão receber informações sobre como podem ajudar as crianças com os estudos em casa

É comum os pais, responsáveis e familiares de crianças que estão em idade escolar terem dúvidas e até mesmo dificuldades para saber como podem ajudar os pequenos durante o processo de aprendizagem. Para orientá-los, a Secretaria Municipal de Educação (SME) vai realizar nesta segunda-feira (16), das 19h às 21h, uma palestra aberta à comunidade, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, que fica na Rua Benjamin Constant, 800, ao lado do Terminal Urbano.
As ministrantes serão a pedagoga e especialista em Psicopedagogia na Instituição Escolar e em Gestão Escolar, e profissional do Apoio Pedagógico de Matemática na rede municipal de educação, Eliane Sborgi Lovo e a professora e coordenadora de projeto da SME, Rafaeli Constantino Peres.
Elas vão falar sobre “A importância da família: como posso ajudar no processo de ensino?”. A intenção é apresentar aos participantes, que podem ser os pais e familiares dos alunos, funcionários de CMEIs ou interessados no assunto, mais informações sobre como eles podem ajudar as crianças a estudarem em casa e assim absorverem mais o conteúdo repassado nas salas de aula.
Isso porque, com estratégias simples que podem e devem ser adotadas no dia a dia da criança, a aprendizagem pode ser facilitada. Entre as dicas, por exemplo, estão o estabelecimento de uma rotina, com revisão do que foi ensinado no dia e com a prática dos deveres de casa, o acompanhamento da criança, orientando-a, por meio do diálogo, quanto aos erros que são comuns na idade, além do horário certo para o sono e o estímulo de brincadeiras educativas.
Para participar é preciso se inscrever, de forma gratuita, pela Escola de Governo, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Prefeitura. O auditório do CMEI comporta até 150 pessoas e ainda há vagas para os interessados em participar das palestras.
Limites – Finalizando o Ciclo de Palestra dos Colegiados Escolares, a Secretaria Municipal de Educação organizou também o encontro sobre “Como desenvolver vínculos afetivos sem perder de vista os limites”, com o representante da Associação Regional do Movimento Amor Exigente, Mário Furtado.
Ela acontecerá na segunda-feira seguinte, dia 23 de setembro, das 19h às 21h, no CMEI Valéria Veronesi. A intenção é que a comunidade perceba a importância do estabelecimento e fortalecimento dos vínculos para o estímulo à aprendizagem e do estabelecimento de limites da forma mais adequada possível.
Isso porque, tanto vínculo afetivo quanto os limites auxiliam no desenvolvimento saudável da criança, pois fazem com que ela conviva com regras claras, que mostrem como deve agir e quais serão as consequências de sua conduta. Assim, mais tarde, ela saberá conviver com as normas, que são imprescindíveis para a vida em sociedade.
Nesta atividade também é necessário se inscrever no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Prefeitura de Londrina. A atividade é gratuita.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com Viviane Perez Barbosa, pelo 3375-0113.