Prefeito põe em funcionamento o telecentro de Guaravera
É o quarto telecentro implantado em Londrina e o terceiro na gestão do prefeito Barbosa; o serviço tem computadores interligados na internet gratuito a população
José Otávio
n.com@sercomtel.com.br
O prefeito Barbosa Neto pôs em funcionamento hoje, pela manhã, o primeiro Telecentro Rural: é no distrito de Guaravera, na região sul. O serviço que se configura nos moldes de uma “lan house” popular, com computadores interligados na internet, é gratuito à população e pode ser encontrado na antiga sub-sede da prefeitura no distrito (avenida São João, 31).
É o quarto telecentro implantado em Londrina e o terceiro na gestão do prefeito Barbosa Neto. As outras unidades funcionam no Centro Cultura Lupércio Luppi, Terminal Urbano de Transporte Coletivo – este funciona em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e na Biblioteca Pública Municipal.
Cada Telecentro funciona com 10 computadores para o público, um servidor, uma impressora laser, um data show, e uma antena de sinal que liga a unidade de Londrina ao Ministério das Comunicações. A transmissão da internet é por via rádio. A implantação dos Telecentros é uma parceria do Ministério das Comunicações, do governo federal, que investiu R$ 50 mil reais em cada unidade e da Prefeitura de Londrina, que é a responsável pela manutenção e funcionamento do local.
Os Telecentros possibilitam o acesso gratuito da população à internet. Na Biblioteca, por exemplo, fazem uso do espaço adultos de todas as faixas etárias e adolescentes, sendo que a maior procura é por vagas de emprego divulgadas na rede e pesquisa escolares. Há ainda um número de pessoas que buscam na internet sites de relacionamento.
(Londrina, 21 de setembro de 2009)
Foto: Luiz Jacobs