Cultivando Cidadania encerra primeira etapa com palestra e entrega de certificados
Um grupo de 20 mulheres já foi capacitado com aulas teóricas e práticas sobre manejo e cultivo de plantas diversas; novas turmas já estão sendo fechadas

Será realizada nesta terça-feira (17), a partir das 8h30, na Casa da Mulher, o encontro de encerramento para a primeira turma do projeto Cultivando Cidadania. Lançada em 2019, a iniciativa busca ensinar às mulheres, de forma gratuita, técnicas de plantio e cultivo de plantas ornamentais, medicinais e flores, com aulas teóricas e práticas que levam até a fase de comercialização dos produtos. Com isso, é possível abrir novas perspectivas de renda às participantes e gerar demandas de serviços nesta área. A Casa da Mulher fica localizada na Rua Valparaíso, esquina com Avenida Higienópolis.
Para esta atividade, que conclui a primeira etapa do programa, haverá uma palestra sobre empreendedorismo ministrada pela consultora do Sebrae Carmen Benedetti. Também será feita a entrega de certificados para as 20 mulheres que formaram a turma inicial do projeto, desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) e Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), por meio da Casa da Mulher – Centro de Formação e Ações Integradas.
A fase inicial contou com dez encontros ao todo, sendo oito aulas práticas e duas teóricas, realizadas no Viveiro Municipal e na Casa da Mulher. A capacitação prática ocorre mostrando às participantes as formas corretas para o plantio e manejo de vários tipos de plantas, incluindo conhecimentos sobre sementes e mudas que podem ser produzidas conforme cada estação do ano. Outros pontos abordados são as condições climáticas necessárias, diferenças entre as espécies cultivadas, e importância do solo correto para cada procedimento, tratando sobre luz, sombra, irrigação e estufas.
As mulheres participantes ainda aprendem noções de marketing, vendas e empreendedorismo, que são úteis para que os conhecimentos sejam colocados em prática e se revertam na venda dos produtos. Nesse contexto, são abordados aspectos ligados a estratégias empresariais, adequação da produção, oferta de mercadorias, necessidades e preferências dos consumidores, atenção no pós-venda, importância da apresentação da planta e de sua embalagem, entre outros pontos. Quem participa do projeto também fica sabendo como funcionam as políticas e programas que a Prefeitura vem desenvolvendo para salvaguardar os direitos das mulheres.
A segunda turma do projeto Cultivando Cidadania já está fechada, com mais 20 participantes, e iniciará as atividades nesta quinta-feira (19). As aulas vão até o dia 22 de outubro. Uma terceira turma já está com inscrições abertas, que podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, pelos telefones da Casa da Mulher : (43) 3378-0111 ou (43) 3378-0112. Para este grupo, as ações estão agendadas para ter início no dia 24 de outubro. Todo o curso, incluindo a inscrição, tem custo zero para as participantes.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a Casa da Mulher, pelo telefone (43) 3378-0111