Assistente social da Prefeitura ministra palestra sobre BPC para idosos
Os participantes poderão conhecer o que é o Benefício de Prestação Continuada, como ter acesso a este e outros benefícios concedidos pela Assistência Social

Na segunda-feira (23), às 14h, no Sindicado Nacional dos Aposentados, será realizada uma palestra gratuita sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros benefícios aos quais os idosos têm direito. Quem ministra a atividade é Samia Machado Mustafa, assistente social da Prefeitura de Londrina. Ela é mestre em Serviço Social e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atua com Vigilância Socioassistencial, com ênfase em sistemas de gestão da informação. O endereço do encontro é Rua Rio Grande do Norte, 1.082.
A iniciativa é organizada pelo Instituto Não me Esqueças. Durante este mês, a entidade também está promovendo a campanha Setembro Lilás, juntamente com a Prefeitura de Londrina, envolvendo várias ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença de Alzheimer.
Os participantes da palestra terão a oportunidade de saber o que é o BPC, como ter acesso a este benefício concedido pelo governo federal, e também conhecer outros programas e serviços que a Assistência Social desenvolve em Londrina, atendendo o público idoso.
Os beneficiários do BPC são pessoas com 65 anos ou mais, e pessoas com deficiência de qualquer idade, cuja renda familiar per capita é de até um quarto de salário mínimo, ou seja, que recebam menos de R$ 249,50 por mês. Para ter acesso, os idosos devem ser cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Segundo a assistente social, Londrina possui mais de 27 mil idosos em situação de pobreza, que contam com renda familiar inferior a meio salário mínimo. “Deste total, cerca de 8 mil recebem hoje o BPC, que tem valor de um salário mínimo. Ou seja, muita gente que se enquadra nessa condição está de fora por desconhecer que pode ter acesso a este benefício, ou que já ouviu falar sobre mas não solicitou. Outras, ainda, estão com o Cadastro Único desatualizado e precisam regularizá-lo para reativar o recebimento. Isso ocorre mesmo com a atuação da Secretaria Municipal de Assistência Social, que faz trabalhos permanentes de busca ativa e divulgação”, enfatizou.
Samia disse que é importante levar as informações até o público, conversar sobre o assunto e explicar como funciona este e outros programas desenvolvidos pelo Município. “O BPC é uma garantia de renda, um benefício assistencial importante que é destinado a pessoas que não têm contribuição previdenciária e completaram 65 anos sem possuir renda suficiente para se manter. A Assistência Social, em Londrina, também tem outras políticas públicas, incluindo programa de transferência de renda, cupom alimentação e serviços de acolhimento que englobam atendimentos aos idosos”, completou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assistente social Samia Machado Mustafa, pelo telefone 3378-0595.