Balanço do quadrimestre aponta avanços na Saúde
Números de atendimentos e investimentos municipais foram apresentados durante audiência aberta ao público na Câmara Municipal
Os resultados da Saúde como prioridade na administração municipal puderam ser analisados em números, através de indicadores apresentados pela Secretaria Municipal da área, durante a audiência pública de prestação de contas, que aconteceu nesta segunda-feira (30), na Câmara Municipal. De acordo com os dados, durante os últimos quatro meses deste ano, foram investidos na Saúde quase R$ 190 milhões, que equivalem a 23,97% do dinheiro advindo dos impostos e das transferências constitucionais. Por lei, os municípios são obrigados a investir, no mínimo, 15% dos recursos. Segundo a diretora de Gestão Financeira, Contratos e Serviços da SMS, Sandra Regina Santos Silva, a expectativa é aumentar ainda mais o repasse de verbas para a saúde até o final deste ano. “No momento, o Município investiu quase 24% de seu orçamento em saúde. Até o final do próximo quadrimestre imagino que devemos chegar perto dos 28% investidos”, disse.
Para o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, os dados mostram uma crescente importante nos números de atendimentos da SMS, que é fruto da reestruturação que vem sendo feita desde o início desta gestão. “De forma organizada e qualificada, estamos conseguindo alterar os processos de trabalho e implantar medidas de gestão, para atendimentos mais adequados. Um exemplo disso, são os programas de desburocratização, cuja intenção é facilitar a instalação de empresas na cidade, principalmente aquelas de baixo risco. Nos primeiros quatro meses desse ano, foram emitidas 1.353 licenças sanitárias. Agora, subiu para 1.810 e esse é apenas um dos exemplos de avanços”, salientou Machado.
Os dados da Gerência de Vigilância Sanitária apontaram a inspeção em 1.213 estabelecimentos e a concessão de 1.810 licenças sanitárias. Em outras áreas como nos Serviços de Urgência e Emergência, por exemplo, o secretário de Saúde lembrou que foram realizados 10 mil atendimentos a mais do que no primeiro quadrimestre de 2019. O SAMU obteve mais de 3 mil atendimentos realizados, pois de 11 mil saltou para 14.587 atendimentos.
Já o serviço de Internação Domiciliar conseguiu atender quase 20 pacientes a mais em comparação aos meses anteriores. Na área da odontologia, por exemplo, com a contratação de novos profissionais, aumentou de 24 mil consultas para 27.500 no segundo quadrimestre. “Os números mostram que estamos no caminho certo, que todas as medidas adotados no início da gestão estão trazendo reflexos fortes para a melhoria do atendimento à população”, finalizou o secretário de Saúde.
Durante a apresentação desses e de outros dados, o diretor do Conselho Administrativo do Hospital dos Olhos de Londrina (Hoftalon), Luiz Soares Koury, parabenizou o secretário de Saúde e toda a equipe técnica pelos serviços que estão sendo realizados, e disse estar surpreso com a mudança do quadro municipal. “Nem nos meus sonhos mais otimistas imaginei que teríamos tantos avanços como estamos vendo agora. Fico muito satisfeito e orgulhoso, porque tenho visto o trabalho que tem sido feito pelos profissionais da SMS e, pelas projeções futuras, nós vamos chegar ao final desse mandato com outra cara”.
Obras – Duas importantes obras tiveram seu início em agosto: PAI e a Maternidade Municipal. Além delas, outra relevante iniciativa foi dada a largada nesse quadrimestre, que é a reconstrução do Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Centrolab) e foram entregues as reformas de várias Unidades Básicas de Saúde e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Sabará.
PAI – O Pronto Atendimento Infantil (PAI) é uma obra de grande relevância para a cidade. Desde sua implantação, por exemplo, mais de 3 milhões de consultas médicas foram ali realizadas, porém desde sua concepção até o momento, o espaço não havia ganhado a devida atenção, ficando, assim, sem reformas e melhorias. Só nestes quatro últimos meses, no PAI foram realizadas 29.498 consultas.
Agora, seguindo o cronograma de 10 meses para a execução de obra, o prédio contará com remodelação da sua estruturação física, troca de mobiliário, ambientes projetados para o atendimento mais humanizado e tranquilo para as crianças, pensando em seu bem-estar. Essa unidade de pronto atendimento de média complexidade para crianças é a única da região norte do Paraná. “O PAI já foi referência nacional em unidade exclusiva para o atendimento infantil de urgência e emergência no Brasil e queremos retomar esse destaque”, disse Machado.
Maternidade Municipal- Ainda em agosto foi autorizada a retomada as obras de reconstrução e ampliação em mais de mil metros na Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, onde serão investidos mais de R$ 6 milhões em melhorias. Haverá troca de mobiliário, equipamentos mais modernos, aparelhos de ar condicionado serão instalados nos quartos e haverá banheiras para humanização do parto. “Os avanços na saúde são evidentes, porque os dados oficiais mostram isso em comparação com o que nós tínhamos antes”, completou o secretário da pasta.
Em atendimentos, a Maternidade Municipal registrou internação de 1.003 pacientes de Londrina, e 54 de outros municípios. Foram 603 partos normais, correspondendo a uma taxa de parto normal de 59,8 e outras 406 cesáreas, com uma taxa de 40,2%. Também foram computadas 2.977 avaliações obstétricas.
UPA e UBS – A primeira etapa de reforma e adequação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sabará também foi realizada e já pode ser percebida pelos pacientes e moradores de Londrina e região, assim como as reformas finalizadas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Carnascialli, CSU e Ernani Moura Lima, e começou a reforma da UBS do Ideal. Nas UPAs, por exemplo, mais de 400 atendimentos são realizados diariamente, sendo que os médicos plantonistas da UPA Sabará realizaram mais de 37 mil consultas; os da UPA Centro-Oeste outras 45.790 consultas médicas, incluindo as de ortopedia. Somadas, as unidades de Pronto Atendimento 16 e 24 horas, que dão suporte à atenção básica de saúde, e ficam localizadas nos bairros Leonor, Maria Cecília e União da Vitória, realizaram 56.537 consultas.
Centrolab – Nesse quadrimestre, também foi iniciada a reconstrução do Laboratório Municipal de Análises Clínicas (Centrolab), que receberá adequações, como a construção de uma entrada exclusiva para pacientes, recepção, banheiros masculino e feminino, reposicionamentos de salas para exames e almoxarifado, salas para coleta infantil, adultos e gestantes, sala para a lavagem de material e esterilização, instalação de elevador interno para transporte de material coletado e organização de materiais geral e documentações.
Mutirões de cirurgias – Foi lançada a segunda fase do mutirão de próteses auditivas, em que 1.200 aparelhos auditivos foram entregues, assim como a segunda etapa dos mutirões de cirurgias de cataratas, de cirurgias ginecológicas (das 415 mulheres que estavam na fila, 80 já realizaram os procedimentos cirúrgicos) e de consultas com hepatologistas. Segundo Machado, são recursos da população, pagos através dos impostos, que estão retornando aos pacientes de Londrina.
Policlínica – Ao todo, foram realizadas 4.115 consultas no segundo quadrimestre do ano, ou seja, quase 500 consultas a mais do que nos quatro meses anteriores, em que foram registradas 3.673 consultas. Entre as especialidades ofertadas na Policlínica estão geriatria (atendimento ao portador de Alzheimer); cardiologia; dermatologia, incluindo atendimento à hanseníase; endocrinologia; nefrologia infantil; pneumologia (asma) e pneumologia (doença pulmonar obstrutiva crônica – DPOC); pediatria (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH) e hematologia.
Equipamentos e Prontuário Eletrônico– Mais de mil computadores foram adquiridos e estão sendo entregues às unidades de saúde, como UBS, UPAs, Maternidade Municipal e PAI. Esses computadores são o primeiro passo para efetiva implantação do prontuário eletrônico. Entre os benefícios de sua instalação na rede municipal de saúde, estão a disponibilização de indicadores em tempo real, possibilidade de acesso aos documentos e prontuários em qualquer lugar, além de ajudar os médicos evitando o retrabalho e nova solicitação de exames que já foram realizados pelo paciente; e economia de recursos financeiros, que futuramente poderão ser revertidos na melhoria do sistema da saúde como um todo. Além disso, outros 400 equipamentos médicos, móveis, eletrônicos e utensílios foram comprados e entregues com recursos do próprio Município.
Veículos – Houve ainda a entrega de três carros para as Unidades Básicas de Saúde do Distrito de Guaravera, PIND e do Jardim Tókio, que estavam utilizando veículos do ano de 2001; de 15 veículos para as Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, que servirão para atender às famílias assistidas pelo programa Bolsa Família.
Prevenção à saúde – Nos meses de maio a agosto, o Município realizou várias campanhas que buscaram estimular a prevenção e a promoção da saúde da população em geral. Entre elas estiveram a intensificação da vacinação contra febre amarela, campanhas de vacinação, como contra a gripe, o Agosto Dourado para promoção do aleitamento materno e o Agosto Azul que visa os cuidados com a saúde do homem. Houve ainda o lançamento do programa Londrina In Forma, o III Encontro de Doadoras de Leite Humano, recebimento do Castramóvel, e mais uma edição do Arraiá Mais Saúde, entre outras iniciativas. Sobre as arboviroses, a Coordenação de Endemias promoveu 5.413 atividades educativas para a população, e registrou o atendimento de 254 denúncias.
CAPS – O Centro de Atenção Psicossocial, que engloba os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) AD, I e III, realizaram 2.698 acolhimentos diurnos e noturnos nos quatro últimos meses, além dos 3.681 atendimentos em grupo, 5.195 individuais e 3.018 com os familiares. Os CAPSs também desenvolveram ações de reabilitação psicossocial, práticas corporais, expressivas e comunicativas, atenção às situações de crise, promoção de contratualidade no território e matriciamento, totalizando outros 5.018 atendimentos.
IST/HIV/AIDS- O Centro de Referência de IST/HIV/AIDS, Hepatites Virais e Tuberculose distribuiu 8.526 medicamentos nestes quatro meses. Em comparação com os quatro meses anteriores houve um aumento na distribuição, visto que nos quatro primeiros meses desse ano foram entregues 7.865 medicamentos. Também realizou 204 atendimentos psicológicos, 3.136 consultas médicas, 11.970 procedimentos por auxiliares e técnicos de enfermagem, 32.746 procedimentos de enfermeiros e 278 pacientes foram atendidos na odontologia. O Centro de Referência também distribuiu 50.444 preservativos masculinos e 1.201 femininos. Já no Setor do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), 712 exames de Teste Rápido foram coletados no período de maio a agosto.
SAD – As três equipes do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) realizaram 1.426 atendimentos médicos, 1.301 com enfermeiros e 2.879 com auxiliares de enfermagem. Comparando com o período anterior, foram 246 atendimentos médicos a mais realizados de maio a agosto e 465 a mais por auxiliares de enfermagem. Os assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos do SAD realizam 1.290 visitas durante os últimos quatro meses.
Internações – Com relação às internações hospitalares de média complexidade, a Saúde realizou 804 procedimentos com serviços próprios, com custo de R$503.378,94. Nos serviços contratualizados, foram aplicados R$ 14.510.370,54, para mais de 12 mil atendimentos. Aos de alta complexidade, foram investidos R$ 12.089.339,80, e realizados 2.091 procedimentos.
SAMU – No mesmo período, o Complexo Regulador de Urgência e Emergência (SAMU–192) atendeu, ao todo, mais de 47 mil chamados. Destes, 36.652 referiam-se efetivamente aos atendimentos médicos. Além disso, com o uso de ambulâncias, helicóptero e unidade de transporte de urgência, foram registrados 14.587 atendimentos. Em Londrina, a frota de ambulâncias conta com cinco Unidades de Suporte Básico (USB) e três Unidades de Suporte Avançado (USA), além de duas Unidades de Transporte (UT) e um aeromédico.
Atenção Primária – De acordo com a Diretoria de Atenção Primária em Saúde, foram computadas 27.469 consultas odontológicas e 95.556 procedimentos odontológicos nas UBSs. Já o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) realizou 1.679 atendimentos e 4.925 procedimentos.
Nas UBSs, foram realizadas 3.606 atividades coletivas, como atendimento em grupo, avaliação e procedimento coletivo, educação em saúde e mobilização social. As consultas de nível superior, que incluem consultas agendadas e programadas, cuidado continuado, atendimentos de urgências e consultas do dia dos profissionais de nível superior das UBS, com exceção dos dentistas, totalizaram 100.289 no período.
Ouvidoria – Na Ouvidoria da Saúde, foram registradas 674 demandas durante o segundo quadrimestre. Destas, 578 foram relacionadas a reclamações ou críticas e 41 solicitações de informação. As demais demandas são relacionadas a denúncias, elogios à atuação do órgão e sugestões.
As audiências públicas de prestação de contas da Autarquia de Saúde seguem a regulamentação imposta na Lei Complementar nº 141, de 2012, que dispõe sobre os valores a serem aplicadso anualmente pela União, Estados e Municípios brasileiros.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, pelo 3372-9434.
Texto: Ana Paula Hedler e Juliana Gonçalves