Secretário confirma criação de Escola Municipal de Música
O Congresso Nacional da ABEM vai discutir os rumos da educação musical no Brasil
Texto: Alea Comunicação
O XVIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e o 15º Simpósio Paranaense de Educação Musical foi aberto nesta terça-feira, 6, no Teatro Ouro Verde, contou com a participação de autoridades, profissionais, professores, estudantes da área.
A solenidade de abertura contou com a presença do Prefeito de Londrina, Homero Barbosa Neto, do Secretário Municipal de Cultura, Leonardo Ramos, da diretora da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina, Janete El Haouli, representando o reitor, Wilmar Marçal, do presidente da ABEM, Sérgio Figueiredo e da coordenadora do Congresso, Magali Kleber.
Em seu discurso, o Secretário Municipal de Cultura, Leonardo Ramos reafirmou os esforços da prefeitura para a criação da escola Municipal de Música ainda nesta gestão. “As atividades culturais de uma cidade tem que ter um único foco: o cidadão. A Escola Municipal de Música é um anseio antigo do setor e não mediremos esforços para criá-la”.
O XVIII congresso fará um panorama da Educação Musical no Brasil através de painéis e bate-papos temáticos, cursos, apresentações musicais, apresentação de trabalhos, lançamentos de livros, CDs e espaços específicos para o diálogo com estudantes. Nesta quarta-feira, dia 7, o destaque é para a Conferência de Abertura sobre “A educação musical nos diferentes contextos socioculturais”, com a palestrante Patrícia Campbell, da Washington University (EUA), a partir das 14h, no Teatro Ouro Verde.
O Congresso da ABEM vai até dia 9 de outubro,com o tema: “O Ensino da Música na Escola: compromissos e possibilidades As atividades do XVIII Congresso serão no Colégio Mãe de Deus (Rua Pará, s/ nº) e no Teatro Ouro Verde (rua Maranhão, 85). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Destaques do evento
Professores convidados:
Patrícia Campbell: Docente na Universidade de Washington, onde ministra cursos com interfaces entre a educação musical e etnomusicologia. É autora das publicações Musician and Teacher: Orientation to Music Education (2008), Tunes and Grooves in Music Education (2008), Teaching Music Globally (2004), e co-editora com Bonnie Wade do Oxford´s Global Music Series, Songs in Their Heads: Music and Its Meanings in Children´s Lives (1998), Lessons from the World (1991/2001), Music in Cultural Context (1996). É, ainda, co-autora do livro Music in Childhood (2006, 3a.edição) e outras inúmeras publicações com foco no ensino de world´s musical cultures. Ministra cursos sobre a pedagogia que trata de músicas do mundo e contextos musicais e culturais de crianças nos EUA e Ásia, na Austrália, Nova Zelândia e na África do Sul. Sua prática pedagógico-musical utiliza fundamentos da Eurritmia de Dalcroze, bem como a performance vocal e no piano, com estudos voltados para o repertório de canções para coro da Bulgaria e Índia (Karnatic). Campbell integra o Conselho Editorial da Psychology of Music (U.K.), do Journal of Research in Music Education (U.S.), and Research Studies in Music Education(Australia). É membro da equipe do Smithsonian Institution´s Folkways, e também, é Vice-Presidente da Society for Ethnomusicology. Coordena projetos comunitários musicais universitários, entre eles o Music Alive! em the Yakima Valley, First Band at First Place School, the Laurelhurst Music Program, and intercâmbios em musica na Yakama Nation Tribal School.
Projetos sociais:
Projeto Pim (Vassouras – RJ): O incentivo à promoção da integração e do encantamento social, a mobilização de ações comunitárias, culturais, educacionais e sócio políticas e o incentivo às relações étnico-raciais positivas são marcas do PIM – Programa Integração pela Música. Criado pelo maestro Cláudio Moreira, em 2000, no município de Vassouras, o PIM foi idealizado para oferecer à população local vivências cooperativas em torno do acesso à cultura, educação e cidadania. O Programa atua hoje em outros dois municípios da região Mendes e Engenheiro Paulo de Frontin, além de Vassouras e atende à cerca de 700 integrantes com idade entre 6 e 88 anos. O programa conta hoje com uma Orquestra Sinfônica Jovem Regional, (Projeto apoiado pelo Criança Esperança/UNESCO) um grupo de percussão (PIM Lata), uma Banda Sinfônica, Coral, e diversas outras formações musicais construídas pelos próprios jovens. O programa ainda desenvolve atividades que vão além da música, como uma cooperativa formada por pais e mães do Programa, uma incubadora de produção cultural, uma incubadora de produção audiovisual, e um projeto vinculado à cultura popular e à tradição oral.
Projeto Um Canto em Cada Canto (Londrina – Pr): O projeto de musicalização nas escolas municipais de Londrina,Um Canto em Cada Canto leva o canto coral para alunos da periferia e em situação de risco. São atendidos aproximadamente 700 alunos de 7 a 12 anos, de 14 escolas de diferentes regiões da cidade. O projeto conta com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e é coordenado pelas professoras Lucy Schmitti (coord. artística) e Oleide Lélis(coord. pedagógica).
Projetos de Educação musical de estados e municípios:
Secretaria Estadual de Educação de Goiás – Ciranda da Arte
Secretaria Municipal de Educação de Vitória, ES – Educação Musical
Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, RS – Educação Musical
Projeto Universidade Sem Fronteiras (Seti – Secretaria de Estado, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior):
UEL
UEM
FAP
EMBAP
Cursos:
Circuito de Oficinas Itinerantes: A percussão Afro-Latina na aula de música: novos (e outros) paradigmas de pensamento em Educação Musical: Pela primeira vez compondo um encontro científico, o curso objetiva inserir os participantes em diversas vivências na área de percussão. Cada grupo participará de quatro oficinas, sendo uma com cada ministrante da equipe. A proposta visa a experiência com a percussão coletiva, tendo como foco atividades que incluem a incorporação e a apreensão dos ritmos através da vivência corporal e oral.
Com os professores Augusto Perez Guarnieri – Argentina, Carlos Saavedra – Costa Rica, Eduardo Guedes Pacheco – Brasil, Leandro Ernesto Maia – Brasil
Educação Especial: Musicografia Braile: O curso apresenta uma retrospectiva da vida dos cegos, representado por Louis Braille. Em seguida, a legislação e os aspectos psicoevolutivos e educacionais da clientela em foco, sempre vislumbrando o ensino de música. O curso será ministrado pela prof. Dra. Brasilena Trindade
Para Fazer Música: Baseia-se na obra ´Para fazer música´ (França, 2008), livro didático para a educação musical escolar. A proposta tem como fundamento a otimização da integração das atividades de criação, apreciação e performance a partir da exploração criativa dos materiais sonoros, do caráter expressivo e da forma musical. Através de atividades práticas, os participantes poderão vivenciar uma abordagem integrada dos conteúdos musicais e outros de cultura geral e artística (história, geografia, literatura, cinema, teatro, ecologia, acústica e outros). Com a prof. Maria Cecília Cavalieri.
Educação auditiva: O curso propõe uma abordagem para o desenvolvimento auditivo musical a partir do contexto de vida dos alunos, buscando integrar as diferentes vivências, formas e meios com que as pessoas ensinam e aprendem. Ênfase no repertório da música popular, nos modos de aquisição de habilidades dos músicos populares, e nos condutores pedagógicos para o desenvolvimento da percepção musical em sala de aula. Cristina Grossi e Heloisa Feichas.
A recriação de elementos da música brasileira aplicados em processos de ensino e aprendizagem musical: A oficina consiste em proporcionar vivências práticas com o objetivo de ampliar as possibilidades da inserção de elementos da música popular brasileira em processos de ensino e aprendizagem musical. A partir de gêneros da música brasileira, pretende-se destacar elementos que sejam significativos para o grupo mediante processos criativos, proporcionar a discussão sobre alguns conceitos sociomusicais e antropológicos visando um aprofundamento dessa transposição de elementos entre culturas musicais, muitas vezes, distintas. Ângelo Cardoso
Rap na escola: Aborda o conceito, a história e os princípios do Hip Hop a partir de dados empíricos e depoimentos dos hip hoppers. Apresenta o hip hop como uma possibilidade concreta para a prática musical escolar a partir de experiências musicais coletivas, envolvendo os alunos enquanto protagonistas no ensino e aprendizagem da música. Vânia Malagutti fialho e DJ GrandMaster Nezo
A Cultura Popular e a Educação Musical: Curso com o músico Tião Carvalho.
Eventos:
Lançamento do Livro “Pedro e o Choro” com textos de Simone Cit e direção musical e arranjos de Roberto Gnatalli.
A programação geral do evento está no site: www.abemeducacaomusical.org.br/abem2009
(Londrina, 6 de outubro de 2009)