Outubro Rosa alerta sobre prevenção aos cânceres de mama e de útero
UBSs vão promover diversas ações de orientação sobre a importância da realização de exames para o diagnóstico precoce e incentiva o autocuidado

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Como o momento é oportuno, também é abordada a prevenção e cuidado no câncer de colo uterino. Em Londrina, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve, historicamente, durante todo o mês, ações de cuidado à saúde da mulher nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos grupos conduzidos pelos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs), nas comunidades.
Ao longo do mês serão realizadas diversas ações, a fim de orientar as mulheres sobre a importância da realização de exames para o diagnóstico precoce dos cânceres e incentivar o autocuidado. No dia 19 será realizado o Dia D, quando todas as UBS da zona urbana e rural estarão abertas, das 8 às 17 horas, para atendimento exclusivo das mulheres que fizeram agendamento prévio na unidade, com avaliação de mamas, preventivo ginecológico, solicitações de exames e orientações. No mesmo dia, as unidades também estarão abertas para a Campanha de Vacinação contra o Sarampo.
Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Colmiran, é fundamental que as mulheres conheçam o seu corpo e incluam, em sua rotina, a realização de exames periódicos. “Quanto antes os cânceres de mama ou de útero forem descobertos, maior a chance de cura e melhor será a qualidade de vida da mulher. Londrina possui uma rede de serviços bem estruturada para receber as mulheres para diagnóstico e tratamento precoce, sempre que necessário”, afirmou.
De acordo com Priscila, o Ministério da Saúde indica que as mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos fazem parte do grupo prioritário para a realização do preventivo de colo de útero. Já a mamografia é indicada para mulheres na faixa dos 50 a 69 anos, no entanto, as mulheres abaixo dessa faixa etária também são avaliadas e têm exames solicitados de acordo com sua especificidade. “Reforçamos que independente da faixa etária toda vez que houver alguma dúvida ou suspeita de alteração em seu corpo, a mulher deve buscar ajuda de um profissional qualificado para melhor investigação”, frisou.
Priscila informou que durante as atividades realizadas nas UBSs e pelas equipes dos NASFs também são feitas orientações sobre mudanças de estilo de vida como atividade física, alimentação saudável, memória, entre outras. “É preciso lembrar que hoje a mulher é multitarefa e muitas vezes acaba priorizando o trabalho e outros afazeres ao invés de se cuidar. Por isso, é importante incentivá-la a buscar orientação de qualidade e incentivo ao autocuidado, como forma de prevenção, uma vez que temos como foco o diagnóstico precoce e tratamento em tempo oportuno”, afirmou.
A coordenadora de Saúde da Mulher apontou ainda que, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, respondendo por cerca de 30% dos casos novos a cada ano.
Já o câncer de colo de útero é um problema de saúde pública, associado ao vírus do HPV, transmitido comumente pelo contato sexual. “O controle do câncer do colo do útero é hoje uma prioridade da agenda de saúde do país e integra o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde, em 2011”, destacou.
Programação:
UBS Central – Realização, no dia 4, das 8 às 18 horas, de coleta de citopatológico agendado previamente para toda a faixa etária permitida para o exame. No dia 19 (Dia D), das 8 às 17 horas, a mesma coleta será feita com as mulheres de 25 a 64 anos que fizeram agendamento prévio. No 10, os profissionais da UBS farão uma ação educativa sobre o câncer de colo uterino em uma empresa e, durante todo o mês, haverá orientações, em sala de espera, sobre os exames preventivos ofertados na unidade.
UBS Guanabara – A unidade fará, no dia 3, às 8 horas, no Grupo de Hiperdia, uma palestra sobre Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). No mesmo dia, às 9 horas, na Igreja São Vicente de Paula, será abordado o tema Saúde da Mulher e ofertados exames de preventivos de cânceres.
UBS Leonor – No dia 11, na Feira da Saúde, o tema será abordado com as mulheres. No dia D, haverá a realização de citologia oncótica, exames de mamas e testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis.
UBS Aquiles – Abertura de agendas aos sábados (5, 19 e 26) para atendimento das ações do Outubro Rosa, com a equipe médica, de enfermagem e administrativa. Durante a semana, também será ampliada a coleta do preventivo. A UBS também vai realizar diversas ações no dia D, em prol da saúde da mulher, como orientação sobre a importância da coleta de exames. A equipe também vai verificar se as mulheres acamadas estão em dia com o exame de citologia oncótica e a UBS também vai abordar o assunto com a população atendida pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e equipes do NASF.
UBS Padovani – Produção de materiais ilustrativos sobre violência doméstica, sensibilização em grupos e sala de espera sobre a necessidade da realização do exame citopatológico e mamografia, de acordo com a faixa etária eletiva. Ação em uma escola estadual sobre o combate e prevenção à sífilis.
UBS Itapoã – Nos dias 8 e 10, palestras sobre ISTs na terceira idade e promoção da alimentação saudável no grupo Feliz Idade, pelas residentes de enfermagem, assistente social e nutrição da unidade.
UBS Vila Brasil – Orientações sobre a saúde na mulher em sala de espera, nos dias 3, 10 e 15, das 8 às 8h30; no dia 8, às 11h30, participação em um evento na Igreja Nossa Senhora das Graças, abordando o Outubro Rosa; orientação sobre saúde da mulher, no dia 14, às 13 horas, na Caapsml; participação, no Dia D, com coleta de citologia oncótica e exame clínico de mamas, para mulheres que agendarem previamente, e aplicação de vacina contra HPV para a faixa etária preconizada.
UBS Jardim do Sol – No dia 24, na Feira da Saúde, o tema será abordado com as mulheres.
Mais informações podem ser obtidas com a coordenadora de Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila A. Colmiran, pelo 3372-9828 ou 3372-9825.