Cidadão

3º show do Palco Alma Londrina 2019 acontece no sábado

Raissa Fayet, Maracatu Semente de Angola e Caburé Canela sobem ao palco do Cativeiro bar em Londrina.

O 3º show do Palco Alma Londrina 2019 acontece no sábado(19) na Vila Cultural Alma Londrina, na Rua Argentina, 693. O evento terá shows da cantora Raissa Fayet, do coletivo Maracatu Semente de Angola e da banda Caburé Canela – além de discotecagem em vinil do Dj Diq e performances de dança. A entrada é de 1kg de alimento não perecível. O Palco AlmA Londrina 2019 tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura ( PROMIC)..

Durante o evento, a Alma Londrina receberá ainda dança C. Walk com o grupo Passos Pro Futuro, (coordenado pelo dançarino Vasco Roveral), por meio do projeto social realizado com crianças e jovens do bairro União da Vitória, em Londrina.

As bandas-  Cantora, compositora e atriz, Raissa Fayet manifesta a arte de forma versátil e engajada. Utilizando elementos de gêneros e abordagens variadas, mistura elementos da cultura popular brasileira além de referências de músicas como a cigana, africana, o groove e outros. Suas letras falam sobre espiritualidade, fé, conexão com a natureza, cura, amor e também política.

No início de 2019, Raíssa entrou em estúdio para gravar seu novo trabalho, uma trilogia produzida por Guilherme Kastrup (produtor dos discos “Deus é Mulher” e “A Mulher do Fim do Mundo”, que ganhou o Grammy Latino na categoria de melhor álbum de música popular brasileira em 2016, ambos de Elza Soares). O EP “Zoiúda” será lançado no segundo semestre deste ano e conta com participações de Russo Passapusso e alguns integrantes do Bixiga 70, além de grandes músicos como Du Gomide (sitar, guitarra, rabeca, violae vozes), François Muleka (baixo e vozes), Maurício Fleury (guitarra e teclado) e Guilherme Kastrup (percussão e bateria).

Já o Caburé Canela está na ativa desde 2013. O grupo tem como ponto de partida a mistura de estilos e de referências musicais. Desde o início, o grupo procura inventar uma sonoridade própria, aquém ou além, das fronteiras que determinam e limitam um gênero musical. Em fevereiro de 2018, Caburé Canela lançou seu primeiro CD, Cabra Cega, no Espaço Cultural SESI de Londrina. A gravação deste álbum independente marca o amadurecimento do grupo, que se engajou plenamente na realização da obra. Da campanha de financiamento coletivo à produção do show de lançamento, da escolha das músicas à arte da capa do disco.

Ainda em 2018, a banda lançou o videoclipe da música Sem, dirigido por Leon Gregorio. O processo de criação da banda é atravessado por vários ritmos populares, como baião, samba, bossa nova, rock, blues, afro-beat, semba de Angola e rumba. As raízes ancestrais tornam-se híbridas, e florescem de um jeito diferente no solo da música. Notas dissonantes misturadas a temas dançantes apontam para um lugar difícil de ser definido. Punk-Baião? Reggae-Jazz? Macumba Erudita? Samba Cigano? Bendita confusão.

Já o coletivo Maracatu Semente de Angola iniciou sua trajetória em 2010 na UEL onde desenvolvia oficinas em formato de módulos, enfocando várias tradições populares, tais como: maracatu, coco, baião, afoxé, maculelê e ciranda. O intuito era ramificar um pouco dos costumes, crenças e ritmos regionais do Brasil. Com o fortalecimento do coletivo inicia uma trajetória independente. Para tanto, estabelece uma parceria com a ALMA – Associação Intercultural de Projetos Sociais, onde até hoje são realizadas as oficinas e ensaios. Dentro das tradições populares trabalhadas no grupo, o maracatu foi escolhido como foco de nossa identidade, assim o grupo passa a se aprofundar nos fundamentos do Candomblé. O Maracatu Semente de Angola atualmente realiza Oficinas quinzenais aos sábados e ensaios semanais terças-feiras às 20h.

Alma Londrina – O Palco AlmA Londrina surgiu em 2014 e em 2019 chega a sua 5ª edição. As edições anteriores aconteceram nos anos de 2014, 2016, 2017 e 2018 totalizando 31 apresentações artísticas em 11 eventos diferentes nas quatro edições. Desde a criação, já passaram pelo Palco AlmA Londrina 18 bandas locais e 13 artistas de outras cidades e estados, como os pernambucanos da banda Mundo Livre S/A, que tocaram no Centro Cultural SESI/AML no dia 10 de dezembro de 2016.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos