Educação promove o 6º Festival de Xadrez
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por alunos do 3º ao 5º ano da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação (SME) irá promover, no dia 5 de novembro, o 6º Festival de Xadrez da Rede Municipal de Ensino. O evento ocorrerá tanto pela manhã, das 8h30 às 11h, quanto à tarde, das 14h às 16h30, na Escola Municipal Mari Carrera Bueno, na Rua José Borali, 325, Jardim Santa Rita I.
Foram disponibilizadas, para cada unidade escolar, 30 vagas para alunos do período matutino e outras 30 para alunos do período vespertino. Poderão participar apenas crianças da rede municipal, matriculadas entre o 3º e o 5º ano do Ensino Fundamental. As inscrições estão disponíveis e ficarão abertas até segunda-feira (21), de acordo com link enviado a todas as escolas municipais da cidade. Até o momento são 800 participantes confirmados.
“O Festival de Xadrez, além de ser um tema que integra a proposta pedagógica da rede, é uma oportunidade para os professores e alunos colocarem em prática o que foi ministrado. E também para poderem confraternizar. Muitas habilidades cognitivas são empregadas no xadrez e isso favorece a aprendizagem do aluno. Serve tanto para a tomada de decisão quanto para a obtenção de novas habilidades”, contou uma das organizadoras do evento, Priscila Oliveira, que faz parte do apoio pedagógico de Educação Física da SME.
O festival contará com uma cerimônia de abertura pela manhã seguida de jogos entre as crianças. Como a atividade não terá caráter competitivo, todos os alunos serão premiados. As escolas ainda terão a responsabilidade de transportar as crianças até o local do evento. O lanche, por sua vez, será levado pelos alunos a fim de que se realize uma confraternização após as partidas.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com Priscila Oliveira, que faz parte do apoio pedagógico de Educação Física da SME, através do número (43) 3375-0113.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com.