Direito à alimentação saudável é tema de debate em Londrina
Não é necessário inscrição prévia; participantes terão direito a certificado de 4 horas

Na segunda-feira (21), das 8h às 12h, o Município de Londrina realizará um painel intitulado “Multifaces da Nutrição nas Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). A atividade acontecerá na sede do SESC Centro, que fica na Rua Fernando de Noronha, 264.
Vão participar diversos profissionais da área de Nutrição e afins, inclusive professores e pesquisadores universitários, como da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), UNIFIL, Unopar e do Colégio Polivalente e da Mesa Brasil SESC. Além deles, estarão presentes profissionais das Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento (SMAA), Educação (SME) e Saúde (SMS), assim como do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA).
O objetivo é reunir os profissionais que atuam na área, com os universitários e a comunidade interessada na área, para um debate focado na importância das políticas públicas em prol da garantia de uma alimentação saudável e sustentável. Isso porque, segundo a presidente do CONSEA de Londrina, Maria Inez Gomes, a alimentação saudável garante uma vida com mais saúde, tanto física, emocional, quanto mental, por isso mesmo é considerado um direito fundamental de todo ser humano.
“Temos muita preocupação com relação à industrialização dos alimentos, da adição dos aditivos e reagentes químicos e do uso indiscriminado de agrotóxicos na terra. Enfim, é importante que se realizem debates sobre segurança alimentar e nutricional, para conscientizar a população e estimulá-la a buscar alimentos saudáveis”, explicou a presidente do conselho.
A segurança alimentar e nutricional, de acordo com a Lei Federal nº 11.346/2006, está baseada no direito da população ao acesso regular e permanente aos alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades e garantia à saúde, além de respeitar a diversidade cultural, ambiental, econômica e socialmente sustentáveis.
Mesas-redondas – Durante o painel de segunda-feira, haverá várias mesas-redondas. Uma delas será a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na formação dos profissionais de nutrição (tecnólogos e técnicos).
Outras como: Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) nas políticas públicas de atenção básica e alimentação escolar; Atuação do profissional de nutrição no sistema de segurança alimentar e nutricional nos municípios com debates sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), o CONSEA, a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan).
Ainda durante a manhã, os estudantes de nutrição e do Curso Técnico em Nutrição e Dietética, pelo Colégio Polivalente, e profissionais formados na área também poderão assistir a palestra “SAN na população em situação de vulnerabilidade social”, com a nutricionista Lara Libanori Barbosa, da Mesa Brasil SESC.
A nutricionista e conselheira municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Kelly Franco de Lima, explicou que, em comparação com demais municípios, Londrina está à frente, pois conta com um Conselho Municipal, uma Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, um Plano Municipal e realizou a Conferência Municipal específica para a área.
“Além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) vem desenvolvendo várias iniciativas educativas para conscientizar a população sobre a importância dos alimentos não industrializados e as mesas-redondas pretendem chamar a atenção dos profissionais para a importância do nutricionista na formulação das políticas públicas nacionais e locais”, explicou Kelly.
Outras ações – A economista doméstica da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), Maria Inez Passini Lima, lembrou também de outras ações que serão realizadas durante a 2ª Semana Municipal da Alimentação de Londrina. Até a próxima quarta-feira (23) haverá palestras, encontros e exposição de trabalhos dos alunos da rede municipal de ensino, na entrada da Prefeitura. Na terça-feira (22), às 9 horas, o engenheiro agrônomo do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Paulo Mirtvi, conversará com os cooperados da Cooperativa COAFAS sobre o Mau Uso do Agrotóxico.
A intenção da atividade, que acontecerá na sede da COAFAS, é levar informações sobre o uso indiscriminado dos pesticidas, violação legal de normas e regras e os riscos para a população em geral e a poluição de nascentes, do ar e do meio ambiente como um todo.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a economista doméstica, Maria Inez Passini Lima, e com o engenheiro agrônomo, Guilherme Casanova Junior, pelo 3372-4789 e com a presidente do conselho municipal, Maria Inez Gomes, pelo 3343-2899.