Pesquisa visa definir o tema do 5º Congresso Paranaense de Saúde
INESCO quer ouvir a população sobre qual tema atende as expectativas de todos e o momento atual que a saúde vive

O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (INESCO) está fazendo um levantamento para ouvir a opinião da população, a fim de definir o tema central para o 5º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva, que será realizado de 15 a 17 de julho de 2020 em Londrina. No link https://forms.gle/54QV8B6LpSYTrR4F8 é possível assinar o tema que melhor atende as expectativas de todos e o momento atual que a saúde vive, especialmente no Paraná
Dentre eles estão: Saúde – o feito e os novos desafios de fazer no SUS; A Cura e o Cuidado na Saúde: passado e presente na construção de um novo SUS; O passado e o presente da saúde no Paraná iluminando a construção de um novo SUS; A Saúde a serviço da vida: o Cuidado e a Cura integrados na ação dos profissionais de saúde; Inovando na Saúde: desafios na garantia do direito à vida com dignidade e Impasses e desafios na Saúde do Paraná: o Cuidado e a Cura garantindo a vida com dignidade.
Este ano, o Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva foi realizado em julho, em Curitiba, com o tema Iluminando Caminhos para o Futuro da Saúde. A ação aconteceu por meio do INESCO em copromoção com o Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde/Escola de Saúde Pública do Paraná e Prefeitura e Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, com apoio de órgãos e instituições nacionais e estaduais das áreas da Saúde e do Ensino Superior. Também contou com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que enviou representantes para participar do congresso.
A programação ofereceu ao público 47 minicursos, 13 conferências, 10 painéis e 10 mesas-redondas, com a presença de palestrantes e conferencistas convidados do Brasil e do exterior. Uma das principais ações foi a 4ª Mostra Paranaense de Pesquisas para o SUS, que trouxe mais de 100 trabalhos apresentados por profissionais e estudantes londrinenses dentre mais de 800 trabalhos científicos aprovados para apresentação oral e sessão de poster.