Cidadão

Defesa Social divulga atendimentos realizados pela Guarda Municipal na última semana

Entre os dias 21 e 27 de outubro foram 132 registros de atendimentos pela central 153 e boletins de ocorrência

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulgou os principais atendimentos feitos pela Guarda Municipal (GM) de Londrina na última semana, entre os dias 21 e 27 de outubro. Ao todo foram 132 registros entre atendimentos e boletins de ocorrência pela central 153. Do total, apoio em próprios públicos, aos demais órgãos e aos cidadãos somaram 46 ocorrências. Atendimento, patrulhamento e apoio em escolas municipais e creches foram 15 registros. Ocorrências de perturbação do sossego, ordem pública e fiscalização da lei seca municipal somaram 19 registros. Crimes ambientais foram 14 constatações.

Ocorrências de violência doméstica e da Patrulha Maria da Penha, que atende e protege as vítimas de violência, somaram 8 atendimentos. Animais de grande porte na via tiveram 3 ocorrências. Demais ocorrências e atendimentos somaram 24 registros. O principal objetivo da GM é atender a população e os próprios da Prefeitura de forma preventiva e comunitária em toda extensão do município.

Foto: Defesa Civil

Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) – Durante a manhã de sexta-feira (25) os agentes da Defesa Civil receberam um chamado, através da central 199, para verificação de um enxame de abelhas em um trecho da ciclovia do lago Igapó, nas proximidades da FUNCART. No local foi constatado que as abelhas ficaram expostas após a queda de uma arvore. Imediatamente foi feito isolamento do local e providenciado um caixote para realização do manejo. O acompanhamento durou o dia todo. No início da noite, após a entrada da última abelha no caixote a ocorrência foi encerrada. Os insetos foram levados para uma área segura.

Na manhã de sábado (26) os agentes da Defesa Civil atenderam uma solicitação no Centro Municipal de Educação Infantil Nissia Rocha Cabral, Conjunto Cafezal, zona sul. O chamado aconteceu no início da última semana. Havia uma caixa de marimbondos instalada na entrada da creche. Foi feito isolamento do local. Para evitar risco de incidente foi esperado o final de semana para retirada. O serviço terminou por volta do meio dia sem alteração.

Patrulhamento pelas unidades de saúde – A fim de garantir mais segurança para os servidores e usuários dos serviços, a instituição intensificou o patrulhamento em todas as unidades de saúde do município. Ao todo foram 319 registros de patrulhamento e pontos base (PB’s) em Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal.

Ocorrências de maior vulto – No início da manhã da última segunda (21) uma solicitante entrou em contato com a central 153 da GM e informou ter uma medida protetiva contra seu ex marido. Ela pediu apoio porque o homem estaria proferindo ameaças por meio de aplicativo de mensagens e estaria nas proximidades do seu local de trabalho. No local os guardas municipais encontraram o suspeito. Na abordagem nada de ilícito foi encontrado, porém diante do relato da solicitante ele foi encaminhado à autoridade policial.

Equipes do Grupo Especial de Pronto Emprego (GEPE) e do Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM) apreenderam, na noite da última quarta-feira (23), 882 pedras de crack e 72 de maconha. A droga estava dentro de uma bolsa deixada por uma pessoa suspeita no momento da tentativa de abordagem. Os agentes patrulhavam a região da Vila Marísía, área central, a fim de encontrar uma outra pessoa suspeita de praticar furtos na região. O suspeito não foi localizado e os entorpecentes foram entregues à autoridade policial.

Por volta das 19h, da última quinta-feira (24), equipes da Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC) foram atender uma ocorrência no Conjunto União da Vitória, na zona sul. A solicitante informou que sua vizinha estaria pedindo por socorro. No local os guardas encontraram uma mulher que teria sido vítima de violência doméstica. Ela apresentava algumas escoriações e cortes na região da cabeça. Foi relatado às equipes que o agressor seria o ex marido de sua filha. Além da agressão ele revirou toda a casa da vítima e quebrou vários móveis. Em patrulhamento pelo local os guardas conseguiram encontrar o suspeito. Diante do fato, ele foi encaminhado para a delegacia de plantão e ficou detido por violência doméstica. A vítima foi encaminhada ao serviço de pronto atendimento.

Por volta das 21h, da última quinta (24), uma equipe do GTAM em patrulhamento pelas imediações da Unidade Básica de Saúde da Vila Brasil visualizou um homem em atitude suspeita. Durante a abordagem e checagem no sistema foi constatado um mandado de prisão em aberto por roubo agravado. Diante do fato ele foi encaminhado à delegacia de plantão e apresentado à autoridade policial.

Durante a manhã de ontem (27) a central 153 da GM recebeu um chamado urgente em que a solicitante informou que seu pai estaria tentando forçar a entrada em sua residência. Ela possui medida protetiva e pediu uma viatura da Patrulha Maria da Penha urgente. No local, ao avistar a equipe, o homem tentou fuga pulando o muro dos fundos da casa. Ele foi localizado e encaminhado à delegacia. No sistema constou que ele estava com um mandado de prisão em aberto por descumprimento de medida protetiva.

Uma equipe do GEPE, na noite de domingo (27), em patrulhamento pela Escola Municipal José Gasparini, localizada no Conjunto Farid Libos, zona norte, avistou dois homens em atitude suspeita em frente ao local. Durante a abordagem e consulta dos nomes no sistema foi constatado que um deles estava com mandado de prisão em aberto por prática de furto. Ele foi encaminhado para a delegacia.

A Guarda Municipal de Londrina trabalha 24 horas por dia, todos os dias. E atende pelos telefones 153 e 199, da Defesa Civil.

Atribuição legal – De acordo com a lei federal 13.022 de 2014, referente ao Estatuto Geral das Guardas Municipais do Brasil, são os princípios mínimos de atuação: a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município; o patrulhamento preventivo e o compromisso com a evolução social da comunidade; a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; e a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, das instituições de segurança pública.

Texto: Bruno Amaral/Defesa Social

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos