Prefeitura realiza III Fórum da Região de Londrina de Prevenção em IST/AIDS
Evento vai reunir uma série de atividades desenvolvidas em torno do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1 de dezembro

A Secretaria Municipal de Saúde irá promover o III Fórum da Região de Londrina de Prevenção em IST/AIDS e a 2.ª Mostra de Experiência em IST/HIV/AIDS/TB/Hepatites Virais, no dia 29 de novembro, das 8 às 17h30, no SEST/SENAT, na Rua Santa Teresinha, 1.377, Interlagos. O evento vai reunir uma série de atividades desenvolvidas em torno do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1 de dezembro.
O fórum é voltado a trabalhadores de saúde, agentes de endemias, ONGS, instituições de ensino superior, hospitais e comunidade em geral com interesse no assunto e objetiva a melhoria da promoção à saúde e à prevenção das IST/HIV/Hepatites B e C e Tuberculose.
Segundo a enfermeira coordenadora do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/TB/Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, Elizabeth Shibayama, o fórum vai reunir apresentações de trabalhos e palestras. “O destaque será a relação entre os interesses assistenciais, científicos, de políticas de saúde pública e do controle social relacionados às IST/AIDS/TB/Hepatites B e C”, disse.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, de janeiro a outubro de 2019, foram registrados 75 casos novos de diagnóstico de HIV em Londrina, sendo 59 em homens e 16 em mulheres. Destes, 38 casos são de pessoas com idade entre 35 e 40 anos, 19 entre 50 e 64 anos, 16 casos entre 65 a 79 anos, 1 de adulto com 20 a 34 anos e 1 de idoso com mais de 80 anos. Dos 75 novos casos, quatro foram a óbito.
Programação – Às 8h30, a enfermeira Juliana Taques, da Secretaria de Saúde do Paraná, vai discorrer sobre Política Nacional de HIV/IST: Avanços e retrocessos nas estratégias de prevenção. Na sequência, às 9h30, o presidente da Associação Londrinense Interdisciplinar de AIDS (ALIA), Roni Lima, ministrará a palestra “30 anos ALIA – estigma, preconceito e morte social na quarta década de epidemia de HIV/Aids.
Às 1010, será apresentado o documentário “Além do vírus: a história invisível do HIV”, produção de alunas de jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL). No período da tarde, às 13h30, o fórum prossegue com a palestra “Perspectiva de tratamento com antirretrovirais”, com o médico infectologista Jan Walter Stegmann. Às 14h10, mais uma palestra: sobre antirretrovirais na prevenção do HIV: PEP, com o enfermeiro do CTA, Edvilson Lentine.
A última palestra, às 15h15, será sobre “Implantação da PEP nos municípios da 17ª Regional de Saúde, com o enfermeiro da 17ª Regional de Saúde, Luiz Toshio. Finalizando o fórum, às 16 horas, haverá apresentação de trabalhos e discussão.
Como participar – As inscrições devem ser realizadas na página da Escola de Governo (AVA), tanto para participação no Fórum, quanto para apresentação de trabalho oral. (Chave de Inscrição: FORUMLP-2019). Mais informações no dstaids@saude.londrina.pr.gov.br ou telefone 3378-0145.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a enfermeira coordenadora do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/TB/Hepatites Virais, da Secretaria Municipal de Saúde, Elizabeth Shibayama, no 3378-0145.