Cidadão
Moradores do Quati recebem “Dia de Beleza da Família”
A atividade, que faz parte do Programa Atitude, vai oferecer à comunidade oficinas de artesanato, apresentações artísticas, serviços de saúde e de estética, entre outros; objetivo é trazer lazer e buscar a melhoria da qualidade de vida
Na próxima segunda-feira (dia 16), a partir das 9h30, serão realizadas diversas atividades para proporcionar um dia de lazer e bem estar da comunidade do bairro Quati, buscando a melhoria da qualidade de vida das 51 famílias do local. Estão programadas ações como oficinas de artesanato, apresentações artísticas, avaliação odontológica, serviço de corte de cabelo e de manicure, entre outras.
As atividades mencionadas, bem como outras iniciativas, referem-se ao “Dia de Beleza da Família”, idealizado por profissionais ligados ao Programa Atitude, ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro A, à unidade básica de saúde (UBS) Vila Nova e à Paróquia Nossa Senhora do Carmo. A idéia da rede é prestar diferentes serviços de forma integrada.
“É uma ação coletiva entre todos, que vem para reforçar a articulação dos serviços já existentes. Queremos tirar a maioria das famílias que vivem lá da situação de vulnerabilidade e acreditamos que esse trabalho, de atuação direta junto da comunidade, é o primeiro passo para que os moradores possam se desenvolver sócio-economicamente”, destacou a assistente social da Secretaria Estadual da Criança e da Juventude (SECJ) e do Programa Atitude no município, Ana Cláudia Vieira Martins.
Na avaliação dela, a articulação entre os serviços já apresenta resultados positivos, principalmente no âmbito da educação. A assistente social relatou que, de cerca de 40 adolescentes que vivem no Quati hoje, 14 já estão matriculados em cursos profissionalizantes e sendo encaminhados para o retorno à escola. “Além disso, há 16 crianças participando de oficinas de atividades lúdicas e jogos populares, e mais nove jovens nas oficinas de futsal masculino e feminino”, comemorou.
A psicóloga do Programa Atitude em Londrina, Edilaine Baccarin, acredita que as atividades da iniciativa, em especial do “Dia de Beleza da Família”, auxiliam na recuperação da auto-estima e, consequentemente, nas melhorias do bairro. “Acreditamos que esse up no visual dos moradores pode ter reflexo direto no cuidado com a família, a casa e o local onde habitam. A partir do momento em que eles passam a ter mais cuidado com si, passam a ter, também, mais atenção e vontade de cuidar das outras coisas”, opinou.
No bairro Quati, as primeiras ações ocorreram em maio deste ano, quando a rede se deparou com um bolsão de pobreza e carência de serviços que atendessem as crianças e jovens no espaço da própria comunidade.
Programa
O programa Atitude é uma iniciativa do Governo Estadual do Paraná, em parceria com a Prefeitura de Londrina, e tem como meta a superação do ciclo de violências contra crianças e jovens, na condição de vítima ou autor. Em Londrina, o objetivo é atender 3,5 mil crianças e/ou adolescentes em cinco regiões distintas da cidade, nas quais foram diagnosticadas maiores índices de violência contra esta parcela e maior número de violência praticada por jovens.
No total serão investidos cerca de R$ 5 milhões, em recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), que serão utilizados para contratação de 27 especialistas, compra de equipamentos e realização de obras. O Programa Atitude atende os bairros: Quati, Mister Thomas, Eucaliptos, União da Vitória e Cafezal, Hilda Mandarino, Paulista, Ouro Verde, Paraíso, João Turquino, Maracanã, Nossa Senhora da Paz, Leste-Oeste e Leonor. Além desses, o programa ainda atua nos distritos rurais de Guaravera, Irerê e Lerrovile.
De acordo com a coordenadora do Comitê Gestor do Programa Atitude em Londrina, Neusa Harumi Tiba, as ações do programa são importantes para identificar as potencialidades da população e fazer com que ela supera as vulnerabilidades existentes no local. “É algo que vem para ressaltar o lado positivo da comunidade, para tirar um pouco aquela imagem negativa, de que só há violência em determinado bairro. O programa Atitude tem sido uma ferramenta diferenciada na busca auto-valorização dos cidadãos”, avaliou.
(Londrina, 12 de novembro de 2009)




