Cidadão

Defesa Social divulga atendimentos realizados pela Guarda Municipal na última semana

Entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro foram 150 registros de atendimentos pela central 153 e boletins de ocorrência

A Prefeitura de Londrina,por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulga os principais atendimentos feitos pela Guarda Municipal de Londrina na última semana, entre os dias 28 de outubro e 3 de novembro. Ao todo foram 150 registros entre atendimentos e boletins de ocorrência pela central 153. Do total, apoio em próprios públicos, aos demais órgãos e cidadãos, somaram 59 ocorrências. Atendimento, patrulhamento e apoio em escolas municipais e creches foram 10 registros. Ocorrências de perturbação do sossego, ordem pública e fiscalização da lei seca municipal somaram 12 registros. Crimes ambientais foram 8 constatações.

Ocorrências de violência doméstica e da Patrulha Maria da Penha, que atende e protege as vítimas de violência, somaram 20 atendimentos. Animais de grande porte na via tiveram 2 ocorrências. Demais ocorrências e atendimentos somaram 29 registros. O principal objetivo da Guarda Municipal de Londrina é atender a população e os próprios da Prefeitura de forma preventiva e comunitária em toda extensão do município.

Relatório da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) –  A Defesa Civil divulga que em virtude das chuvas do último dia 28 foram registradas 12 quedas de árvores, 5 pontos de grandes alagamentos e 3 ocorrências de destelhamento (zona norte e leste). Foi prestado apoio em todas as situações. Não houve registro de pessoas feridas ou desabrigadas.

Na última sexta-feira (1) os agentes da Defesa Civil atenderam uma solicitação de remoção de uma caixa de marimbondos no Centro Municipal de Educação Infantil Clemilde Martini Lopes dos Santos, Jardim Leonor, zona oeste. Os insetos se instalaram na entrada da creche. Devido ao risco de incidente foi feita orientação aos responsáveis e a remoção.

Patrulhamento pelas unidades de saúde – A fim de garantir mais segurança para os servidores e usuários dos serviços, a instituição intensificou o patrulhamento em todas as unidades de saúde do município. Ao todo foram 292 registros de patrulhamento e pontos base (PB’s) em Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal.

Ocorrências destaque – Um homem foi preso no início da manhã da última segunda (28), por ter descumprido a medida protetiva que sua mãe tinha contra ele. Uma vizinha ligou para a central de emergência 153 da GM e informou a situação de que um indivíduo estaria quebrando objetos dentro da casa e proferindo ameaças. No local os guardas encontraram o rapaz dentro da residência. Por conta da medida protetiva ele deveria estar distante da vítima. Ele foi encaminhado para a delegacia de plantão.

Uma equipe do Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM) da Guarda Municipal de Londrina, em patrulhamento pela região central na manhã do dia 30, abordou um homem que estava em atitude suspeita. Após checagem no sistema foi identificado que havia um mandado de prisão por roubo. Diante do fato ele foi encaminhado à delegacia.

Por volta das 23h de quarta-feira (30), agentes do GTAM, em patrulhamento pela região do Jardim Paulista, zona norte, receberam uma denúncia anônima, por volta das 22h, informando que ocorriam movimentações suspeitas no interior do próprio público onde funcionava a Escola Municipal América Sabino Coimbra. No local os guardas não conseguiram localizar os suspeitos. Após vistoria foram encontradas 455 porções de crack, 51 de maconha e 37 de cocaína, totalizando 543 porções. As substâncias entorpecentes estavam dentro de vários sacos plásticos no interior do prédio. Os objetos foram encaminhados à delegacia de plantão.

O Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal de Londrina recebeu um pedido de apoio da Polícia Rodoviária Federal, na tarde de quinta-feira (31), para fazer uma verificação em um veículo suspeito com placas de Foz do Iguaçu. O condutor foi abordado na BR 369, nas proximidades do trevo entre Cambé e Londrina. No local os guardas colocaram a cadela Athena para farejar o carro. Alguns minutos depois ela indicou que teria algo suspeito no interior do painel. Os policiais rodoviários optaram por levar o veículo até a sede da delegacia. Após a desmontagem do painel eles encontraram 21 tabletes de crack, totalizando 21 kg. Diante do fato foi dada voz de prisão ao motorista.

Na madrugada do dia 1 de novembro a GM conseguiu localizar um homem suspeito de furtar parte da fiação da árvore de Natal instalada pela Prefeitura na rotatória da avenida Leste Oeste esquina com Rio Branco. O rapaz foi encaminhado à delegacia de plantão.

A Guarda Municipal de Londrina trabalha 24 horas por dia. Todos os dias. E atende pelos telefones 153 e 199, da Defesa Civil. Em caso de necessidade ou visualizar alguma situação suspeita, denuncie.

Atribuição legal – De acordo com a lei federal 13.022 de 2014, referente ao Estatuto Geral das Guardas Municipais do Brasil, são os princípios mínimos de atuação: a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município; o patrulhamento preventivo e o compromisso com a evolução social da comunidade; a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; e a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, das instituições de segurança pública.

Texto e foto: Bruno Amaral/Defesa Social

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos