Cidadão

Projeto Londrina Global é referência nacional em ensino do inglês

Iniciativa será apresentada ao Conselho Nacional de Educação como exemplo para o desenvolvimento de políticas públicas na área

A Secretaria Municipal de Educação (SME) participou de um evento nacional realizado em Brasília, nos dias 12 e 13 de novembro, que discutiu o ensino do inglês e a formação de professores na educação básica do país. O evento marcou o lançamento do material “Políticas Públicas para o Ensino de Inglês: um panorama das experiências na rede pública brasileira”. O convite ao município foi feito pelo Conselho Britânico, em reconhecimento ao êxito do Projeto Londrina Global, realizado na cidade desde 2008.

O projeto foi apresentado em uma mesa-redonda com gestores, professores e especialistas na área, de todo o país. “Foi uma honra participar e fazer esse relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido no município. Londrina é referência nacional na prática do ensino do inglês por conta da qualidade dos resultados, do currículo dos professores, dos materiais e também das parcerias que temos com órgãos de fomento de ensino do idioma”, declarou a profissional de Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da SME, Jozélia Tanaca.

A prática consiste em aulas de inglês realizadas uma vez por semana, durante uma hora, ministradas por professores com formação específica (Letras ou Pedagogia), ou com habilitação no idioma. A metodologia aplicada ao ensino é baseada na interdisciplinaridade, integrando outros conteúdos, como História e Geografia. No material didático das turmas do 4º ano, por exemplo, é trabalhada a história de Londrina, contada em inglês. Ao mesmo tempo em que as crianças estudam um novo idioma, elas também aprendem sobre a cidade onde vivem.

Atualmente são 32 escolas municipais inseridas no projeto e o objetivo é agregar mais cinco unidades no próximo ano. Tanaca, que também é coordenadora do Londrina Global, ressaltou que o ensino do inglês no Fundamental I não é obrigatório e muitos pais não teriam condições de matricular os filhos em um curso particular. “O projeto também é uma ferramenta de inclusão social, pois hoje o inglês está em tudo, nas músicas, nas propagandas, na internet, nas marcas. Os alunos que participam chegam ao 5º ano com um nível de 6º ano em questão de leitura, escrita e compreensão. Isso diminui a dificuldade que eles encontrariam na transição para o Fundamental II”, disse.

O próximo passo do Projeto Londrina Global é ser apresentado ao Conselho Nacional de Educação, no início do ano que vem. O convite foi realizado pelo presidente do Conselho Municipal de Educação, Ivan Siqueira. “O objetivo dos conselheiros nacionais é conhecer boas práticas que possam ser aplicadas no desenvolvimento de políticas públicas na área. A experiência de Londrina pode contribuir e inspirar outras realidades”, finalizou Tanaca.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a profissional de Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da SME, e coordenadora do Projeto Londrina Global, Jozélia Tanaca, no telefone 3375-0276.

Texto: Jenifer de Paula sob supervisão dos jornalistas do N.Com

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