Cidade

População debate melhorias na mobilidade urbana em Londrina

Interessados em saber mais sobre as propostas de ações e melhorias para o sistema viário, transporte motorizado e não motorizado, e público coletivo estão convidados para participar

Nesta quarta-feira (27), a partir das 19 horas, a Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), vai realizar a 2ª audiência pública do Plano de Mobilidade de Londrina. O encontro será no Auditório Ouro do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (SINCOVAL), na Rua Governador Parigot de Souza, 220, esquina com a Rua Ana Neri, nº 300, próximo ao Centro Cívico.
O encontro é aberto à população, que está convidada a participar das discussões, seja enquanto pesquisador em universidades, integrantes dos órgãos públicos, conselheiros municipais, entidades de classe, sindicatos e associações de moradores, ou enquanto cidadão interessado no assunto. Não é necessário se inscrever antecipadamente.

O objetivo é expor para a população uma previsão do crescimento e das mudanças em questões de mobilidade urbana, meios de transporte, e dos deslocamentos da população, além de apresentar os objetivos e diretrizes contendo as concepções propostas, fazendo a avaliação e a priorização das propostas, assim como dos Planos de Gestão de Demanda e Oferta, e de Ação e Monitoramento.

A ideia é elaborar coletivamente um Plano de Mobilidade para Londrina, que englobe as preocupações e as necessidades dos mais diversos públicos para os próximos 20 anos. Dessa forma, a Prefeitura de Londrina, por meio do IPPUL, espera promover a mobilidade urbana sustentável, permitindo aos cidadãos o direito de acesso aos espaços urbanos, de maneira segura e eficiente. Isso porque, através dessas melhorias, será possível dar suporte para organizar o crescimento do município de forma integrada, gerando mais qualidade de vida para a população, preparando a cidade para o futuro, atendendo à legislação federal e viabilizando a tomada de recursos para as ações públicas.

Aqueles que desejarem saber mais sobre o assunto antes de participar da 2ª audiência pública podem acessar o site do IPPUL, no endereço http://ippul.londrina.pr.gov.br/. Há um espaço para contribuições da população, em que todos podem enviar perguntas, comentários e sugestões. Basta preencher um questionário. Ali estão também arquivos que podem ser baixados sobre o Banco de Dados Domiciliar, a apresentação da 1ª audiência pública do Plano de Mobilidade, a tabela de setores censitários, e informações sobre o zoneamento com os limites dos municípios.

Sobre a 1ª audiência – A 1ª audiência pública sobre o assunto foi realizada no final de outubro deste ano, quando cerca de 200 pessoas estiveram presentes. Elas puderam assistir a apresentação do corpo técnico da LOGIT, que é uma empresa de São Paulo (SP) especializada em consultoria de engenharia de transportes e planejamento urbano para soluções inteligentes. Estes técnicos detalharam os resultados da Pesquisa Origem Destino de 2019, realizada em Londrina para subsidiar as políticas públicas e melhorias em diversas áreas, em especial a de mobilidade urbana.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o presidente do IPPUL, Roberto Alves Lima Junior, pelo 3372-8400 3372-8404, ou com a diretora de Trânsito e Sistema Viário do IPPUL, Denise Ziober, pelo 3372-8408.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos