Cidade

Prefeitura atualiza informações do SIGLON

Agora, a SEMA está integrada ao sistema e o cidadão tem acesso aos dados sobre licenciamento ambiental, processo de fiscalização e ações do dia a dia da secretaria

Na manhã desta terça-feira (26), o prefeito Marcelo Belinati e os secretários municipais de Londrina assistiram a apresentação dos dados atualizados dos portais do Sistema de Informação Geográfica de Londrina (SIGLON). Ela foi realizada no gabinete do prefeito, pelos geógrafos da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), José Luiz Alves Nunes e Adilson Nalin.

O objetivo do encontro foi mostrar para o prefeito os novos recursos que estão disponíveis para a população no sistema de informações do Município. Entre eles estão a busca e impressão de dados e a ferramenta que permite unir fotos atualizadas e imagens de satélite, com fotografias históricas do Município (alocando uma imagem sob a outra, para fins de comparação e expansão geográfica de Londrina, por exemplo).

Foto: Ana Paula Hedler

“Para quem gosta de conhecer mais sobre a história do Município, agora temos um recurso que permite deslizar uma foto sobre a outra. Então, a pessoa poderá ligar a foto de 1949 e compará-la com a imagem de satélite tirada em 2016. Assim, poderá observar as diferenças geográficas entre elas”, exemplificou o geógrafo da Prefeitura, Nunes.

Com a atualização, o SIGLON passa a contar com 60 ferramentas de busca, sendo que antes tinham apenas 10 delas, e os servidores das secretarias municipais conseguem colocar novas informações através de navegadores comuns, como o Mozila e o Google Chrome. Assim, da própria sede da secretaria, o funcionário atualiza os dados em tempo real.

Além disso, agora tem imagens de satélites e de vôos panorâmicos sobre o Município de Londrina dos anos de 1949, 1974, 2006, 2011, 2012-2014 e 2016. Esta última e mais recente já está em consonância com o Decreto Federal nº 9.310, de março de 2018, que instituiu as normas e os procedimentos aplicáveis à Regularização Fundiária Urbana (REURB) e estabelece os procedimentos para a avaliação e a alienação dos imóveis.

SEMA – Uma novidade apresentada foi quanto à adesão das informações da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) ao sistema. A partir de agora, o cidadão interessado no procedimento pelo qual o poder público, representado por órgãos ambientais, autoriza e acompanha a implantação e a operação de atividades, que utilizam recursos naturais ou que sejam consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras poderá acompanhar tudo pelo sistema. Isso porque, há dados sobre os pedidos de licenciamento ambiental, documentação e prazos, legislações acerca do assunto, entre outras.

Segundo o secretário da pasta, José Roberto Behrend, em breve devem ser acrescidas as informações sobre o manejo da arborização urbana, o que facilita a gestão e a comunicação entre os funcionários e a população. “Espacializando as informações a gente consegue identificar onde a SEMA está atuando na cidade. Com isso, fica mais fácil identificar onde as equipes estiveram e realizaram os trabalhos, e facilita a comunicação com os munícipes. Isso é bom, porque evita a redundância em atendimentos de denúncias ou em ações que as equipes já tenham ido atender, por exemplo”, explicou.

A complementação dos dados sobre o Zoneamento Fácil, EIV Online, SIGLON geral e o portal temático da SEMA só foram possíveis graças à atualização do software (que sustenta o sistema) e do trabalho em conjunto dos geógrafos do SIGLON e do analista de sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), da Prefeitura de Londrina, que estão trabalhando nesse projeto desde o primeiro semestre de 2019.

Sobre o SIGLON – No portal geral do SIGLON, o indivíduo encontra informações sobre ruas, loteamentos, bairros, estradas, rios, zoneamento urbano, entre outros, em diversos formatos, como shp, kmz e dwg, que possibilitam o uso nos programas ArcGIS e Autocad, no Google e similares. O público-alvo que mais utiliza o serviço são estudantes da graduação, pesquisadores de universidades, alunos de ensino médio, loteadores, profissionais de arquitetura, engenharia civil e a população como um todo.

Já nos portais temáticos há dados sobre Zoneamento Fácil, Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV Online) e da SEMA. Neles, os interessados acessam informações sobre os lotes, documentos, leis e decretos, que comprovam o tipo de uso e ocupação do solo; assim como sobre os aspectos físicos e socioeconômicos do Município de forma mapeada. Isso significa dizer que qualquer informação pode ser localizada em qualquer ponto (coordenada geográfica) da cidade, através da internet.

Assim, a Prefeitura de Londrina inova usando tecnologias, softwares mais modernos e conhecimentos técnicos especializados; traz mais transparência às políticas públicas e programas, dá subsídios para o planejamento, implementação e a gestão de políticas municipais e ajuda a munir a população com dados sobre a cidade.

Outras informações podem ser obtidas com diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Márcio Horaguti, pelo 3372-4317.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos