Cidade

Luta contra a violência à mulher passa a integrar calendário oficial de Londrina

Prefeito sanciona lei sobre o assunto e apresenta ações realizadas durante a campanha deste ano

Nesta sexta-feira (6), às 11 horas, o prefeito Marcelo Belinati assina a Lei Municipal que institui no calendário oficial do Município o “Dia do Laço Branco: Homens pelo fim da violência contra a mulher” e dá outras providências. A cerimônia será no gabinete do prefeito, que fica no segundo piso da Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico.

Com a sanção da lei nº 12.965, anualmente, o dia 6 de dezembro será marcado como Dia do Laço Branco. A data escolhida marca o Dia Mundial de Mobilização de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher. Com isso, a Prefeitura espera estimular o desenvolvimento de ações educativas de informação, a fim de conscientizar a população sobre a necessidade da atuação masculina em prol do fim da discriminação e da violência contra a mulher; assim como a realização de debates e outras ações que ajudem a divulgar as políticas públicas para a área; e a mobilização de todos para que sejam feitas denunciam quando ocorrer qualquer tipo de agressão ou violência contra as meninas e as mulheres. A proposição do PL foi do vereador Ailton Nantes.

Durante o lançamento da Campanha Laço Branco, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres contou com a parceria do Coletivo Evangélicas pela Igualdade de Gênero (EIG), que divulgou um pacto para que os homens participassem dos debates. Com a assinatura no pacto, eles se comprometem a não praticar atos de violência contra mulher e não ficam omissos diante daqueles que os praticarem.

Até o momento, cerca de 1.500 homens assinaram o compromisso de jamais cometer um ato violento contra uma pessoa do sexo oposto. Aqueles que quiserem aderir podem preencher ao pacto disponível na internet, clicando aqui . De acordo com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Nádia Oliveira de Moura, além da coleta de assinaturas, as servidoras da SMPM realizaram várias outras ações com os homens do município. Entre elas, houve palestras, rodas de conversa sobre masculinidade e masculinidade tóxica, formas de violência, comportamentos inadequados que geram não só a dor física, mas também moral e psicológica, por exemplo, e os perigos da continuidade dos ciclos de agressão e violência doméstica.

“Nosso objetivo foi envolver os homens pelo fim da violência contra as mulheres e o feminicídio, que é o assassinato de mulheres. O alcance que tivemos com as diversas atividades que realizamos nestes meses foi muito significativo. Conseguimos alcançar grupos de pessoas que podem ajudar muito a replicar as informações em outros espaços e em seus ambientes, como no trabalho, em casa e nas rodas de amizade”, explicou Moura.
O objetivo primordial do Dia do Laço Branco é conscientizar os homens sobre a necessidade do fim da violência contra as mulheres e meninas e unir toda a sociedade contra qualquer tipo de violência, seja ela sexual, física, psicológica, financeira ou moral.

Outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura, pelo 3378-0119.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos